perspectivas

Quarta-feira, 19 Junho 2013

Com a quântica, o Iluminismo chegou ao fim (3)

Sócrates: Ainda bem que o encontro, amigo Kant!, pois acabam de me dizer que você foi o precursor do Positivismo de Augusto Comte e do neopositivimo do Círculo de Viena. O que é que você tem a dizer acerca disso?

Kant: Sobre a identificação de Comte comigo não estou nada de acordo, porque ele defendeu ideias opostas às minhas: sempre fui contra o dogmatismo religioso e contra o fideísmo ideológico (Ler “A Paz Perpétua”), e defendi a ideia segundo a qual os limites do conhecimento e da ciência que são incompatíveis com o cientismo do Positivismo.

Já no que diz respeito ao neopositivimo, é um pouco diferente. O neopositivimo, tal como eu, defendeu que aquilo que não é do domínio da ciência é ilusão ou produto da imaginação. Mas, em contraponto, eu sublinhei a importância da subjectividade no processo de conhecimento, ao passo que o neopositivimo baniu completamente a subjectividade da teoria do conhecimento. Portanto, não considero que quem lhe disse isso tenha totalmente razão.

Sócrates: Mas você delimitou a possibilidade do conhecimento humano numa época em que o espaço e o tempo eram considerados absolutos, ao passo que hoje, através das inferências retiradas de observações, sabemos que o espaço e o tempo tiveram um princípio com o Big Bang…

Kant: De qualquer forma, mesmo segundo os conceitos actuais de espaço e tempo, a possibilidade de conhecimento humano mantém-se limitada negativamente, em função da própria finitude do universo e, por isso, da finitude do espaço e do tempo. Se eu tivesse vivido hoje, seria ainda mais fácil defender a tese do limite negativo da possibilidade do conhecimento, porque se o próprio universo tem um limite existencial, é razoável que o ser humano esteja limitado pelos limites do próprio universo. O limite da finitude do universo é a condição da possibilidade do conhecimento finito do ser humano.

Sócrates: mas a ciência também descobriu os quanta, seja através do formalismo matemático, seja mediante experiências em laboratório. Qual é a sua opinião acerca da quântica?

Kant: Pois é: os quanta vieram baralhar a minha teoria toda, embora eu já tivesse defendido, na minha crítica da razão pura, o princípio objectivamente válido segundo o qual toda a quantidade é composta por partes e, por isso, a matemática é assim justificada como pertencendo ao domínio da experiência.

O meu erro foi considerar que o conhecimento diz respeito apenas e só a uma realidade objectiva e material. As leis da natureza que formulamos hoje, através da quântica, em relação às partículas elementares já não tratam das partículas elementares em si mesmas, mas antes do nosso conhecimento acerca das partículas elementares. Portanto, a ideia da realidade objectiva das partículas elementares desapareceu de uma maneira estranha…

Paradoxalmente, parece que Leibniz tinha alguma razão com o seu conceito de “mónada”, ou que voltamos ao tempo de Demócrito, só que desta vez essas teorias são sustentadas pelo formalismo matemático e por experiências laboratoriais que confirmam o desaparecimento da realidade objectiva das partículas elementares… confesso que estou confuso.

Sócrates: Você nunca foi “grande espingarda” em metafísica, e os quanta já entram pela metafísica adentro. Salvou-se, na sua teoria, uma lógica esplêndida, uma psicologia notável e uma ética razoável. Portanto, penso que o seu tempo de vida não foi perdido. Até depois, Kant!

Kant: Adeus, Sócrates!

1 Comentário »

  1. […] Com a quântica, o Iluminismo chegou ao fim (3) […]

    Gostar

    Pingback por A filosofia continua agarrada ao passado epistemológico, por pura conveniência egológica dos “filósofos” | perspectivas — Quarta-feira, 31 Março 2021 @ 10:09 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: