perspectivas

Quinta-feira, 24 Dezembro 2009

Heraclito dizia que “a mesma água nunca passa duas vezes por baixo da mesma ponte”

Sempre me causou confusão o embotamento dos nossos políticos de esquerda quando consideram as previsões políticas como certezas científicas. Esta visão científica do devir, essa certeza do futuro que se estabelece em função dos factos passados ― factos estes que, por sua vez, são passíveis de uma reinterpretação altamente subjectivista, ― e que caracterizam a mente do político esquerdista pós-moderno que se preze, passou já para o lugar comum do cidadão vulgar. Senão reparem neste texto que recebi em comentário (PDF).

Estar aqui a explicar porque é que a situação do primeiro governo de Cavaco Silva (1987) é diferente da situação do segundo governo de José Sócrates (2009), dava-me uma trabalheira de todo o tamanho. Porém, os crentes indefectíveis do socretinismo são capazes de ir buscar exemplos à monarquia constitucional do século XIX (ou até ao princípio da nacionalidade) para validar paralelismos políticos convenientes.

Desde logo, com Cavaco Silva sucedeu-se uma maioria absoluta do PSD a um governo minoritário, enquanto que com José Sócrates sucedeu-se um governo minoritário depois de uma maioria absoluta. Mas os crentes do devir científico acreditam que a ordem dos factores, aplicada às situações concretas, é arbitrária, quando se trata de prever a “certeza científica do futuro”.

Depois, em 1987, Cavaco Silva não estava sujeito ao escrutínio (velado e politicamente encapotado) da justiça em vários escândalos políticos tornados públicos. A partir destes dois factos, poderíamos desmultiplicar a argumentação, ao longo de muitas páginas, que demonstrasse racionalmente que o futuro nunca pode ser uma certeza revolucionária. Mas enquanto houver gente que acredita na certeza do futuro cientificamente definido, todos nós, conscientes do fenómeno ou não, sofremos as amarguras decorrentes da loucura, que se reflecte na acção política, de uma pequeníssima minoria.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: