perspectivas

Terça-feira, 20 Maio 2008

Boicote à GALP e à BP

Filed under: economia — O. Braga @ 5:56 pm
Tags: , , , , ,

Se os portugueses boicotarem o consumo de combustíveis da GALP e da BP — os maiores distribuidores nacionais e donos do cartel — e passarem a abastecer nos postos de outras marcas, os cartelistas passam a ter mais cuidado com a espiral de preços. Eu já não abasteço na GALP nem na BP; temos outras companhias, como a Alves Bandeira, Repsol, Total, etc..

Nota: vejam aqui os lucros da GALP.

Adenda:

  1. Está a circular na Internet um email que proclama um boicote aos “cartelistas metaneiros” em 3 dias de Junho. A minha ideia não é essa: o boicote à GALP e à BP é, e deve ser, permanente, enquanto não for explicada e muito bem, a razão de causa-efeito entre o preço do petróleo em Euros e os aumentos verificados este ano.
  2. A resposta a este post está aqui.


A ler:

23 comentários »

  1. Apoiado.
    http://fliscorno.blogspot.com/2008/05/golpe-na-energia.html

    Gostar

    Comentar por Raposa Velha — Terça-feira, 20 Maio 2008 @ 6:18 pm | Responder

  2. […] Boicote: Galp & BP Arquivado como: Uncategorized — Tags: BP, diesel, economia, galp, gasolina, petróleo — fernandooliveira @ 11:10 pm Boicote à GALP e à BP […]

    Gostar

    Pingback por Boicote: Galp & BP « Catarse -”Toda a alma é imortal, porque aquilo que se move a si mesmo é imortal.” — Quinta-feira, 22 Maio 2008 @ 11:10 pm | Responder

  3. Apoiado!! Não vou voltar abastecer na GALP,BP e REPSOL, nem que para isso gaste mais alguns litros para me deslocar, bye bye GALP, vamos ver agora todos juntos quem manda aqui!! FORÇA PORTUGAL!!

    Gostar

    Comentar por Daniel — Sexta-feira, 23 Maio 2008 @ 12:24 am | Responder

  4. Isso vai resolver as coisas?
    Baixa 10 centimos para daqui a um mÊs já estar o preço igual? lol grande diferença

    Gostar

    Comentar por Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi — Sexta-feira, 23 Maio 2008 @ 12:41 pm | Responder

  5. Caros leitores :

    Deixo-vos um site que pode ser útil nesta nossa luta.

    http://www.maisgasolina.com/combustivel-mais-barato/11/

    Queria também dar uma sugestão. Caso necessitem MESMO de colocar combustível numa das marcas visadas coloquem o mínimo indispensável para se dirigirem a uma bomba das outras. Sei que muitas vezes é díficil mas vamos todos lutar para que pare de uma vez por todas esta roubalheira. Ainda há 2 semanas estive em Espanha e a diferença é colossal. Portugal tornou-se um maná do paga e não bufes.

    Gostar

    Comentar por Filipa Silva — Sexta-feira, 23 Maio 2008 @ 5:26 pm | Responder

  6. BOICOTE NACIONAL ÀS BOMBAS DA GALP, BP, REPSOL

    http://boicote.pt.vu/

    visita este site e divulga-o pelos teus contactos de email!!

    Gostar

    Comentar por fftd — Sábado, 24 Maio 2008 @ 12:58 am | Responder

  7. se por necessidade tiver de abastecer em algum posto das referidas gasolineiras vou fazer sem pagar a respectiva despesa,
    Chega da roubalheira legalmente instituída e autorizada pelos Al Capones com assento em São Bento

    Gostar

    Comentar por NA — Sábado, 24 Maio 2008 @ 7:41 am | Responder

  8. Todos unidos, venceremos.O problema é que todos criticam o estado de coisas em portugal, mas ninguem faz nada, basta de letargia, passemos a acção, o poder reside no povo não em meia dúzia de burocratas, tecnocratas ou capitalista especuladores autistas que acomulam lucros de forma obscena. NÃO ABASTECER NA GALPE, BP,REPSOL, é um imperativo no exercício da cidadania.

    Gostar

    Comentar por guerdy — Sábado, 24 Maio 2008 @ 12:34 pm | Responder

  9. Olá. A realidade é dura? Pois… o custo de exploração do petroleo mais barato fica a cerca de 1 dolar o barril. Mas já está acima dos 130 dolares a comercialização. A Galp tem contratos de fornecimento com valores fechados até ao ano 2012, o dolar desvalorizou, por isso a situação não se compreende.Mas a grande pergunta é: porque não se utilizam motores eletricos? Não me digam que a tecnologia não existe! Temos tecnologia para ir a Marte! Produzir energia elétrica é simples (apesar de poucos terem essa noção. A energia eolica e solar tem decadas, não poluente e barata(apesar dos lobistas dizerem o contrario).Portugal só agora começou a implantar estas tecnologias. Já era altura. Quantos biliões temos mandado para a Arabia Saudita, em vez de aplicar tecnologias limpas que dão postos de trabalho? Tudo lobbies. Acordem, informem-se, exigam esclarecimentos e alternativas, porque elas existem. Sou a favor do bloqueio!!! Não desistam por um mundo mais justo.

    Gostar

    Comentar por Rui Santos — Sábado, 24 Maio 2008 @ 10:00 pm | Responder

  10. Boa Noite

    Vou deixar aqui o email que acabei de enviar para a APETRO(Associação Portuguesa de Empresas Petroliferas)

    “Boa Noite

    Vivo em Tavira e a Galp e a BP Mantiveram os preços do combustivel exactamente igual há um mes em ayamonte…enquanto do lado de cá chegaram a subir o preço do gasoleo 12 centimos!!será que a origem do combustivel das estações de serviço espanholas das mesmas empresas não teve origem na mesma fonte?é uma VERGONHA o que se está a passar e fica o aviso mas fica MESMO o aviso! Caso a BP ou a Galp aumentem mais alguma vez(e basta uma vez que seja) o preço do combustivel do lado de portugal e não aumentem o mesmo do lado espanhol podem ter a certeza que vai ser criada uma Associação de Protecção dos Consumidores de Combustível Portugueses..apoio não falta..até agora as empresas referidas têm contado com o desleixo habitual dos portugueses..mas podem ter a certeza que se continuarem a fazer a vergonha que têm feito…dentro em breve irão ter notícias muito desagradaveis para nos defender de tamanho desrespeito!Iremos boicotar a Galp, Bp e Cepsa por COMPLETO!!e isso passa por toda a sociedade portuguesa, a nível particular e a nível empresarial…se um boicote de um dia dá direito a prejuizos de mais de 10 milhões de euros numa só empresa…imaginem o que será um boicote durante três meses as referidas empresas?
    FICA O AVISO e não o levem como brincadeira porque não é!

    Cumprimentos,

    Pedro Martins”

    P.S- não acham que está na hora de agir?TODOS?!?

    Gostar

    Comentar por Pedro Martins — Segunda-feira, 26 Maio 2008 @ 12:18 am | Responder

  11. A Galp e a BP só conseguem notar se o boicote for total , assim são obrigados a rever os preços.

    Gostar

    Comentar por Paulo — Segunda-feira, 26 Maio 2008 @ 10:41 am | Responder

  12. Boa Tarde a todos

    Dei uma vista de olhos pela net numa pesquisa, qual o meu espanto que:

    Galp adquiriu Agip espanhola
    Galp adquire Esso portuguesa
    Galp adquire Shell em 3 paises africanos
    Galp adquire BP distribuicao em Espanha
    entre outras coisas
    Repsol acusa Galp pelos preços estar assim pois explora refinarias e parques de armazenamento

    Defendem com unhas e dentes que mais ninguem consegue fazer este monopolio abrir a novos concorrentes em termos de refinacao

    Mas que porcaria de monopólio é este??
    Meus amigos, se querem mesmo um boicote a doer, ao meterem na Esso, agip, vai tudo cair no mesmo saco, tem de ser Intermarché, Cipol, Jumbo, Total/ELF/Cepsa e algumas marcas mais que nao estejam directamente ligadas directamente à Galp.

    Ainda falta muito para os Espanhóis tomarem conta desta Provincia?

    Desculpem o desabafo, prefiro aprender o Espanhol e viver melhor do que nesta Republica das Bananas (África II) refiro-me a Governos, que me desculpem os visados (Povo).

    Obrigado

    Gostar

    Comentar por Intruder — Segunda-feira, 26 Maio 2008 @ 1:51 pm | Responder

  13. A acção é agir !! Deixei de abastecer á mais de 1 mês na Galp e na BP. Tenho abastecido em Alfragide nas bombas do Hipermercado Jumbo. Tenho poupado entre 10 e 12 cêntimos por litro. O tempo médio com toda a rotunda em fila de espera é de 15 minutos, levem 1 livro ou 1 jornal, compensa !!

    Gostar

    Comentar por Socrates — Segunda-feira, 26 Maio 2008 @ 5:37 pm | Responder

  14. Meus amigos chegou a altura de acabarmos com as divisões entre nós, e pegar de facto o touro pelos cornos!
    Quem detém de facto o monopólio da fixação dos preços?
    Quem estabelece de facto as novas tarifas para os combustíveis, sem o mínimo de moralidade nem pudor, preocupando-se unicamente com os milhões de euros de lucros, (há quem lhe chame outro nome) que diariamente vão auferindo, em detrimento das economias particulares e empresariais de Portugal?
    Quem são essas (empresas)? GALP e BP, obviamente. Mas atenção, há mais meninos no “CORO”. O Sr. Sócrates, à revelia do seu homónimo grego, não revela tudo o que sabe, senão como compreender o silêncio da autoridade da concorrência e preços, quando todos os Portugueses suspeitam de cartelização entre as principais empresas petrolíferas?
    Como entender, que hajam postos de abastecimento que praticam preços cerca de 10 a 15 % mais baratos, do que os das empresas acima referidas, sabendo nós que esses produtos têm todos a mesma origem?
    Vamos todos, evitar ao máximo, o abastecimento nessas gasolineiras, com efeitos imediatos, optando por empresas que tenham os carburantes mais acessíveis, nem que para isso tenhamos que esperar alguns minutos p/fazer o abastecimento.
    Dia 26/05/08, às 12,00h as acções da “GALP” já tinham caído cerca de 3%, .
    Dia 27/05/08 às 18,00h as mesmas acções voltaram a cair 3,34% .
    Hoje 28/05/08 às 18,00h as ditas só caíram 0,74 %!
    Temos que divulgar o movimento por todos os meios: Cartazes nas viaturas, email`s,
    telefonemas aos amigos, tudo que a n/imaginação colectiva, legalmente possa pôr ao serviço desta nobre causa.
    Estas empresas , têm que começar a provar o pão amargo que as outras empresas e portugueses em geral comem todos dias , para perceberem que pelo facto de deterem praticamente o monopólio da refinação do crude e sua distribuição, o tiro também lhes pode sair pela culatra!
    A procissão já deu o 2º passo…
    Vamos mostrar a esses senhores de facto, quem é que “MAIS ORDENA”.
    Manda esta mensagem aos teus amigos.
    Um por todos,todos pelo Portugueses!

    Gostar

    Comentar por COSTA CARLOS — Quarta-feira, 28 Maio 2008 @ 11:01 pm | Responder

  15. Um vamos pensar um pouco, a quem é que as gasolineiras compram os produtos refinados?
    Quem será?
    A culpa de tudo isto não é da Galp, nem da BP, como se tem vindo a dizer, mas sim da subida do crude e dos impostos sobre produtos petroliferos.

    Gostar

    Comentar por vanadio — Quinta-feira, 29 Maio 2008 @ 4:54 pm | Responder

  16. […] Arquivado como: Sociedade, cultura — Orlando @ 8:16 pm Tags: Sociedade Com o boicote à GALP, este blogue atingiu no dia 28 de Maio (ontem) 2.974 visitas! Nada como uma boa polémica para […]

    Gostar

    Pingback por Nada como uma boa polémica « perspectivas — Quinta-feira, 29 Maio 2008 @ 8:19 pm | Responder

  17. Tenho andado a pensar nisto da seleção, boicote e Galp.
    A conclusão que cheguei é que isto tudo é uma palhaçada. O País é uma anedota gigante.
    Senão vejam:

    1- O Povo boicota a Galp , logo , o Povo não gosta da Galp.
    2- O Povo gosta da Seleção Portuguesa.
    3- A Galp gosta da Seleção Portuguesa ,daí o anúncio.
    4- A Seleção Portuguesa gosta da Galp, daí ter aceite fazer o anúncio.

    Isto deixa-me confuso e desorientado , além de pensar seriamente consultar um conselheiro espiritual estilo um tal Mestre Bambo.
    Estou convicto que o Mestre Bambo tem solução para isto.
    Já não sei se gosto da Seleção , se gosto da Galp ou se gosto do Povo.
    Uma coisa sei, andamos a ser gozados por toda a gente deste País , desde Políticos , pessoas notáveis , empresários , industriais e agora por último até pela Seleção Nacional.
    Sabem o que nos falta para sermos Campões da Europa ou do Mundo? – Trocar a nossa bandeira pela do Brasil :))))

    VIVA A SUBSERVIÊNCIA!!!! VIVA A IGNORÂNCIA!!!! VIVA PORTUGAL!!!!

    Gostar

    Comentar por calcaratos — Sexta-feira, 30 Maio 2008 @ 2:29 pm | Responder

  18. Caros amigos, o governo deste País, continua a fazer dos Portugueses , uma Nação de estúpidos e ignorantes! Se não vejamos:
    Quando o movimento de boicote à GALP / BP, começa a fazer sentir os seus efeitos este mesmo governo, em vez de agilizar o trabalho da autoridade de concorrência e preços, vem anunciar medidas intimidatórias, de fiscalização através da ASAE e DGCI, contra as empresas distribuidoras de combustíveis , que tendo obviamente o seu
    lucro, praticam preços mais baratos!..(Claro que os seus administradores não devem ganhar 40 000,00/mês ,que se saiba, como os quadros superiores da Galp)
    Por tudo isto, não resisto a transcrever esta PÉROLA JORNALISTICA, publicada no JN em 30/05/08, da autoria do jornalista Manuel António Pina:

    Deambulando ociosamente pela NET para tentar saber quantas vezes terão
    aumentado hoje a gasolina e o gasóleo, dou com uma inesperada notícia da
    LUSA: A Comissão Europeia aplicou uma multa de 8,6 milhões de euros à
    GALP, por concertação de preços com, entre outras, a BP e a REPSOL. Mas
    então, pergunto-me, os aumentos mais ou menos simultâneos dos preços dos combustíveis não são, afinal, coincidência ? Estarão GALP, BP e REPSOL
    combinados para, como diz a comissária europeia da concorrência, Neellie
    Kroes, enganar “os consumidores, as autoridades e os contribuintes”? E, espera
    lá, não é só terça-feira que a Autoridade da Concorrência revelará os resultados
    da investigação sobre a concertação de preços que não há entre as petrolíferas
    para enganar “consumidores”,autoridades e contribuintes e serem todas felizes
    nos negócios ao mesmo tempo? Só depois reparo que a notícia é de Outubro do
    ano passado e se refere a um cartel que durante 12 anos, partilhou o mercado e
    combinou os preços do betume para asfalto em Espanha. Uff! Por pouco perdia a inabalável confiança que tenho na honestidade comercial da GALP, BP e REPSOL! Afinal foi em Espanha, estou certo que GALP, BP e REPSOL não
    fariam uma coisa dessas em Portugal. E que, se o fizessem, nunca se descobriria.

    Portugueses, tirem as devidas ilações…

    Uma grande vénia ao SNR. JORNALISTA!

    Sábado 31 de Maio de 2008

    Gostar

    Comentar por CC — Sábado, 31 Maio 2008 @ 3:16 pm | Responder

  19. NET VERSUS GALP – QUEM FALA VERDADE?

    Caros concidadãos:
    Tem sido frequentemente noticiado em diversos orgãos de comunicação social, que a GALP, tem exportado para os Estados Unidos, derivados do petróleo já refinados, nomeadamente gasolina. Uma vez que essa exportação é do conhecimento público,e a posição da GALP e do Governo Português convergem perfeitamente, afirmando e reafirmando que não há especulação nem cartelização nos preços dos combustíveis, refinados e distribuidos pela GALP e BP, eu como cidadão do meu País,não quis deixar de dar o benefício da dúvida a estas duas entidades, principais responsáveis pela fixação do preço dos carburantes em Portugal. Assim, decidi fazer através da NET, uma pequena investigação sobre o mercado dos combustíveis nos “States” e cheguei a uma conclusão que me deixou intrigado! Parte das gasolinas vendidas nos postos de abastecimento de Nova Iorque, por exemplo, terão origem nas refinarias de Sines ou Matosinhos. Pois para meu espanto, constatei que a gasolina sem chumbo, custava hoje 03/06/08 nessa mesma cidade 3,97 doláres / galão, (um galão = 3,78 litros),o que perfaz 0,95 US doláres/litro. Uma vez que a Europa compra o petróleo em doláres e vende os seus sucedâneos em Euros, teriamos com a cotação de hoje do dolár face ao euro, o preço de 0,60 euros / litro de gasolina!
    Se neste valor, constatarmos que já inclui; os lucros da Galp enquanto entidade refinadora e
    fornecedora, o frete dos navios tanque que fazem o respectivo transporte, os impostos Norte-Americanos, os lucros das empresas importadoras e por fim as mais valias dos postos de abastecimento, temos que concluir que, das duas uma: Ou a Galp anda a pagar aos Americanos para trabalhar para eles, ou está de caras a enganar os Portugueses!
    Mas há mais; ao preço de 0,60 euros / litro de gasolina pode-se acrescentar o famoso ISP e o
    Respectivo IVA, (impostos que não contesto dadas, as dificuldades que o País atravessa), que mesmo assim o valor final para a gasolina s/chumbo seria de aproximadamente de 1,039 euros/litro!… 0,60 + 66% = 0,99 + 5% = 1,039 euros!
    SNR.1º MINISTRO , POR FAVOR DÊ INDICAÇÕES À GALP P/ REIMPORTAR O COMBUSTÍVEL QUE ESTA EXPORTOU PARA OS ESTADOS UNIDOS !…

    PORTUGAL REAL, 03 DE JUNHO DE 2008
    Bibliografia: GOOGLE / USA GASOLINE PRICE / “GASOLINE AND DIESEL FUEL UPDATE”

    Gostar

    Comentar por cc — Quarta-feira, 4 Junho 2008 @ 2:51 am | Responder

  20. […] SNR.1º MINISTRO , POR FAVOR DÊ INDICAÇÕES À GALP P/ REIMPORTAR O COMBUSTÍVEL QUE ESTA EXPORTOU…» […]

    Gostar

    Pingback por Comentário pertinente « perspectivas — Quarta-feira, 4 Junho 2008 @ 10:27 am | Responder

  21. NET VERSUS GALP – QUEM FALA VERDADE?

    Caros concidadãos:
    Tem sido frequentemente noticiado em diversos orgãos de comunicação social, que a GALP, tem exportado para os Estados Unidos, derivados do petróleo já refinados, nomeadamente gasolina. Uma vez que essa exportação é do conhecimento público,e a posição da GALP e do Governo Português convergem perfeitamente, afirmando e reafirmando que não há especulação nem cartelização nos preços dos combustíveis, refinados e distribuidos pela GALP e BP, eu como cidadão do meu País, não quis deixar de dar o benefício da dúvida a estas duas entidades, principais responsáveis pela fixação do preço dos carburantes em Portugal. Assim, decidi fazer através da NET, uma pequena investigação sobre o mercado dos combustíveis nos “States” e cheguei a uma conclusão que me deixou intrigado! Parte das gasolinas vendidas nos postos de abastecimento de Nova Iorque, por exemplo, terão origem nas refinarias de Sines ou Matosinhos. Pois para meu espanto, constatei que a gasolina sem chumbo, custava hoje 03/06/08 nessa mesma cidade 3,97 doláres / galão, (um galão = 3,78 litros),o que perfaz 0,95 US doláres/litro. Uma vez que a Europa compra o petróleo em doláres e vende os seus sucedâneos em Euros, teriamos com a cotação de hoje do dolár face ao euro, o preço de 0,60 euros / litro de gasolina! Se neste valor, constatarmos que já inclui; os lucros da Galp enquanto entidade refinadora e fornecedora, o frete dos navios tanque que fazem o respectivo transporte, os impostos Norte-Americanos, os lucros das empresas importadoras e por fim as mais valias dos postos de abastecimento, temos que concluir que, das duas uma: Ou a Galp anda a pagar aos Americanos para trabalhar para eles, ou está de caras a enganar os Portugueses! Mas há mais; ao preço de 0,60 euros / litro de gasolina pode-se acrescentar o famoso ISP e o Respectivo IVA, (impostos que não contesto, dadas as dificuldades que o País atravessa), que mesmo assim o valor final para a gasolina s/chumbo seria de aproximadamente de 1,045 euros/litro!… 0,60 + 66% = 0,99 + 5% = 1,045 euros!
    SNR.1º MINISTRO , POR FAVOR DÊ INDICAÇÕES À GALP P/ REIMPORTAR O COMBUSTÍVEL QUE ESTA EXPORTOU PARA OS ESTADOS UNIDOS !… OU PELO MENOS, NÃO DEIXE QUE ESTA EMPRESA INSULTE A INTELIGÊNCIA DAQUELES QUE O ELEGERAM, E QUE ACREDITARAM NO ENTÃO MINISTRO DO AMBIENTE DO GOVERNO “GUTERRES”,OBRIGANDO A GALP, A EXPLICAR AOS PORTUGUESES, COMO É POSSIVEL QUE A SUA GASOLINA SEJA VENDIDA NOS POSTOS DE ABASTECIMENTO NORTE AMERICANOS A 0,60 EUROS / LITRO!

    PORTUGAL REAL, 03 DE JUNHO DE 2008
    Bibliografia: GOOGLE / USA GASOLINE PRICE / “GASOLINE AND DIESEL FUEL UPDATE”

    Gostar

    Comentar por cc — Quinta-feira, 12 Junho 2008 @ 12:35 am | Responder

  22. Juntem-se ao grupo do maisgasolina no FACEBOOK e vejam onde podem encher o deposito com um preço mais baixo.

    http://www.facebook.com/groups.php?id=100000327048813&gv=12#!/group.php?gid=105355439497264&v=wall

    Gostar

    Comentar por Nuno — Quarta-feira, 19 Maio 2010 @ 2:03 am | Responder

  23. Juntem-se aqui ao grupo.
    http://www.facebook.com/group.php?gid=105355439497264

    Gostar

    Comentar por Nuno — Quarta-feira, 19 Maio 2010 @ 2:04 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: