Estudei a História de Portugal do (insuspeito / maçon) Oliveira Martins, de “trás pr’á frente” e da “frente pr’a trás”; tenho em minha casa toda a obra do (excêntrico) José Hermano Saraiva acerca da História de Portugal, que já li e reli várias vezes — e nunca eu soube que os ciganos tivessem tido qualquer papel relevante na guerra da independência que se seguiu ao 1 de Dezembro de 1640.
Temos, pois, um Marcelo Qualquer que parece saber mais da História de Portugal do que os maiores historiadores portugueses da modernidade. A tudo se chega, enquanto a vida dura…
Boas Orlando. A grande questão é que os ciganos ainda não andavam por cá em 1640. Nem nos séculos seguintes. Os primeiros ciganos chegaram a Portugal no final do século XIX, mas a ânsia de publicitar e destacar uma etnia que, apenas sabe viver de esquemas e de prejudicar os outros, é tanta que este palhaço dá-se ao luxo de dizer uma baboseira deste calibre. Muita paciência para aturar este pedaço de asno e outros que por aí pululam…
GostarGostar
Comentar por Emídio — Sexta-feira, 2 Dezembro 2022 @ 2:37 pm |