(…) nos dias de Noé, Deus esperava pacientemente enquanto se construía a Arca; nela, poucas pessoas — oito, apenas — se salvaram por meio da água. Isto era uma figura do baptismo que agora vos salva — não por limpar impurezas do corpo, mas pelo compromisso com Deus de uma consciência honrada, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo (…)
[1 Pedro 3, 19]
“ Assim, também, a fé: se ela não tiver obras, está complemente morta”.
[Tiago 1, 17]
É possível que as escrituras estejam erradas, e por isso os católicos (também) estão errados. Ou então existem “outras escrituras”, mais modernas, para aquelas pessoas que não são católicas.
Os teólogos católicos confundem consequência com causa.
Há outros trechos da Bíblia que demonstram que somente a fé salva, sem as obras, sem batismo. Poderia parecer contradição, mas não é. Porque uma pessoa que foi salva, batiza-se nas águas; uma pessoa que foi salva, demonstra-na através de boas obras. Ou seja, são consequências da fé, os frutos. “Pelos seus frutos, conhecereis”.
GostarGostar
Comentar por Denis Camursa — Sábado, 1 Janeiro 2022 @ 4:13 pm |
O seu argumento é extraordinário:
“Quem nasceu primeiro foi a galinha, e não o ovo. E quem disser o contrário disto, confunde causa e consequência”.
Lembro que o argumento protestante (contra os católicos) é o da Sola Fide (as obras não interessam para nada). https://pt.wikipedia.org/wiki/Sola_fide
E melhor retirar Tiago da Bíblia. E já agora, apagar Pedro. Só assim você passa a ter razão.
GostarGostar
Comentar por O. Braga — Sábado, 1 Janeiro 2022 @ 4:36 pm |
A Sola Fide é a maior e pior heresia do protestantismo, TOTALMENTE anti-bíblica e que NUNCA existiu nos 16 séculos do Cristianismo antes de Lutero, que por sua vez falsificou a tradução de Romanos incluindo a palavra somente (Allein em alemão; em inglês ficou Faith Alone) onde se lê que o homem é justificado pela fé – sem as obras da lei mosaica, cabe enfatizar, e não as boas obras da caridade, rejeitadas por Lutero, e que cobrem uma multidão de pecados ( 1 Pé 4,8). A caridade é maior do que a fé (1 Cor 13,13). O heresiarca, como é sabido, odiava a Carta de Tiago, a qual chamava de “carta de palha”. Tal carta tem um peso enorme. E não tem o que discutir!
“O homem é justificado pelas obras e não somente pela fé.” (Tiago 2,24)
“Porque a nós nos foi dado não somente crer em Cristo, mas também por ele sofrer.” (Filipenses 1,29).
GostarGostar
Comentar por Augusto Paiva — Domingo, 9 Janeiro 2022 @ 10:07 am |