perspectivas

Quarta-feira, 11 Agosto 2021

A sapiência do Padre Almada e a consequente ignorância de muitos cardeais e bispos

Os católicos, em geral, vivem em um tempo penoso.

papa-chico-montagem-webQuando (por exemplo) o “padre” Anselmo Borges defendia (aberta- e publicamente) a legalização do aborto e comparava o papa Bento XVI ao diabo em pessoa; ou quando o Frei Bento Domingues criticava o papa Bento XVI e propagandeava (nos me®dia) a Teologia da Libertação — não víamos, naquela altura, o Padre Gonçalo Portocarrero de Almada a defender acerrimamente o Sumo Pontífice ou a criticar aqueles dois clérigos “progressistas”, como faz aqui a defesa acérrima em relação ao papa Chiquinho.

Os argumentos utilizados pelo Padre Almada, no sentido de justificar a psicopatia do Chico (um papa campeão do acto gratuito) são inenarráveis. Por exemplo, para o Padre Almada, toda a gente que critica a acção e comportamento do Chico é “ignorante” — é um tipo de crítica maniqueísta que se aproxima do tipo de  argumentação “progressista” e radical de Esquerda: ou se é pelo Chico, ou se é ignorante.

Nesta categoria de “ignorantes”, caem, por exemplo, o arcebispo Viganò, o cardeal Burke, o cardeal Pell, o bispo Schneider, ou o cardeal Mueller, entre muitos outros. Só o Padre Almada é, aparentemente, sapiente e conhecedor da teologia católica. É caso para dizer: “presunção e água benta, cada um toma a que quer!”.

Porém, que se inquiete e se preocupe o Padre Almada: a juventude católica, em geral, não está com o Chico. E o futuro da Igreja Católica pertence à juventude.

A violência do ataque ad Hominem, classificando de “ignorantes” as pessoas com quem não concorda, revela a preocupação do Padre Almada: uma Igreja Católica contra os católicos não é presságio de uma boa e promissora causa.


roberto-belarmino-web-png

São Roberto Belarmino, outro “ignorante”.

2 comentários »

  1. Para além da Teologia da Libertação, o catolicismo brasileiro é (e foi mais num passado recente) tão idólatra, mas tão idólatra, que literalmente tornou-se uma religião politeísta e, consequentemente, caiu, por si só, em descrédito. Porque as pessoas começaram a ler a Bíblia e perceber que aquilo não era cristianismo. E os padres, ao invés de terem esclarecido o povo, incentivaram-no ao ridículo.

    Não sei como é o catolicismo em Portugal, mas conheço o dos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o catolicismo é mais racional. Ele conseguem entender melhor essa questão da devoção aos santos, que foram apenas cristãos que deixaram um exemplo de vida que inspira a que seja seguido. A linha que separa a devoção da idolatria é muito tênue.

    Gostar

    Comentar por Denis Camursa — Terça-feira, 7 Setembro 2021 @ 11:00 am | Responder

    • 1) O Catolicismo brasileiro tem lá os seus defeitos, com o seu clero relapso, mas nunca, absolutamente nunca(!) um católico que vai às missas e que reza o Credo Apostólico (Creio em um só Deus), por mais ignorante e capiau que seja, crê que os santos são ídolos (falsos deuses). Isso é calúnia de protestante safado.

      2) Aliás, é bíblica a veneração dos santos de Deus (2 Sm 1,17-18/ 2 Cr 35,25/ 1 Mac 2 49-61/ Eclo 44,1-2/ Pv 31,30/ Lc 1,48/ Gamaliel era VENERADO em At 5,34/ Rm 2,10/ Rm 12,10/ 1 Cor 11,2/ Hb 11), o que não rouba a Glória de Cristo (Jo 17,22/ Rm 2,10/ Rm 8,30/ 1 Cor 2,7). Honrar, venerar e reverenciar são sinônimos, o que é diferente de adorar (latria), o que nós católicos só fazemos a Deus: Pai, Filho e Espírito Santo.

      3) Agora, o pentecostalismo é que uma praga semeada pela Maçonaria para tentar destruir a influência Luso-Católica e americanizar o Brasil. Superstições, loucuras, extravagâncias, anti-intelectualismo, sincretismo (macumba gospel), corrupção, charlatanismo, idolatria ao dinheiro, velhas heresias…

      Gostar

      Comentar por Augusto Paiva — Terça-feira, 11 Janeiro 2022 @ 1:49 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: