perspectivas

Quarta-feira, 11 Março 2020

É preciso rever urgentemente a relação do Ocidente com a China

Filed under: China — O. Braga @ 8:43 pm
Tags:

O regime chinês é hermético e estanque. É impossível qualquer tipo de controlo ou simples monitorização eficaz do regime chinês a partir de fora dele.

Em fim de Novembro do ano passado, quando se registaram oficiosamente os primeiros casos do chamado “vírus da China”, os Estados Unidos disponibilizaram-se para ajudar a rastrear e a estudar cientificamente o referido vírus; o regime chinês recusou a oferta americana, e o resultado está à vista.

Para o regime comunista chinês, a morte de uns poucos milhões de cidadãos — por exemplo, com um epidemia viral construída em um qualquer laboratório chinês — pode ser considerada (pelas elites do Partido Comunista chinês) um dano colateral inserido em uma qualquer estratégia política global.

A ideia propalada pelos me®dia, segundo a qual o vírus da China é originário de um mercado de animais vivos da cidade chinesa de Wuhan, não passa de uma narrativa (de uma estória) semelhante a qualquer outra. A verdade é que, na referida cidade, existe o único laboratório biológico de segurança de nível 4 (BSL–4) em toda a China.

A probabilidade de o vírus da China ter tido origem no laboratório da cidade Wuhan é (pelo menos) tão credível como a narrativa jornaleira da probabilidade do mercado de animais.

Eu não tenho dúvidas nenhumas acerca do seguinte: o regime comunista chinês — ao contrário do regime russo, construído sobre uma sociedade de tradição cristã — não tem qualquer pejo em sacrificar milhões dos seus próprios cidadãos para causar um qualquer dano ao Ocidente.

Nós não devemos ver a China com os olhos da tradição cristã ocidental: a mente chinesa funciona de modo diferente da nossa.

2 comentários »

  1. […] A 11 de Março, escrevi o seguinte: […]

    Gostar

    Pingback por A cultura chinesa de colmeia | perspectivas — Sexta-feira, 1 Maio 2020 @ 4:32 pm | Responder

  2. […] do laboratório biológico da cidade chinesa de Wuhan — o que, aliás, eu já tinha defendido aqui em Março […]

    Gostar

    Pingback por O vírus COVID-19 é um produto laboratorial chinês | perspectivas — Domingo, 25 Outubro 2020 @ 2:54 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: