perspectivas

Segunda-feira, 25 Julho 2016

Feuerbach

Filed under: A vida custa — O. Braga @ 10:18 am
Tags:

 

Segundo Feuerbach, o fundamento e o objecto da religião é o ser do homem. A religião é um fenómeno antropológico; Deus não existe fora do Homem.

Estas premissas foram consideradas “geniais”, não só por Karl Marx, mas também por uma certa casta de “livres-pensadores” do século XIX até hoje. Por aqui vemos a miséria que grassa no pensamento intelectual do modernismo.


Seguindo este raciocínio de Feuerbach, podemos dizer que o fundamento e o objecto da Lógica é o ser humano. A lógica é um fenómeno antropológico: os axiomas da lógica não existem fora do Homem.

Se o Homem não existisse, não existiria a Lógica; aliás, todo o universo existe porque o Homem existe: se não existisse o Homem, o universo não existiria. Antes de o Homem aparecer na Terra, não existia o planeta. Essa coisa dos dinossauros é uma invenção da religião.


Feuerbach foi dos pensadores mais estúpidos de que há memória, e só ganhou notoriedade devido a Karl Marx.

É claro que a Lógica é um fenómeno antropológico!: nunca veremos um cão entretido com silogismos! E é claro que a religião é um fenómeno antropológico: nunca veremos um gato a rezar o Terço.

Mas da mesma forma que o Homem intui a lógica, também intui a religião. A lógica e a religião são descobertas, e não criações do Homem como afirma Feuerbach. O ser humano não criou a lógica: intuiu-a e foi descobrindo; de modo semelhante, o ser humano não criou Deus: intuiu-o e foi descobrindo, através de diversas diferenciações culturais ao longo da sua existência.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.