perspectivas

Segunda-feira, 27 Junho 2016

A sinificação de regiões do globo não é apenas um fenómeno de Esquerda

Filed under: Política — O. Braga @ 11:37 am
Tags: , ,

 

“O governo global que se forma ante os nossos olhos não é americano: é uma aliança das velhas potências europeias com a revolução islâmica e o movimento esquerdista mundial. Suas centrais de comando são os organismos internacionais, e a única força de resistência que se opõe à mais ambiciosa fórmula imperialista que já se viu no mundo é o nacionalismo americano”.

Olavo de Carvalho

¿Onde é que Olavo de Carvalho tem razão?

Por exemplo, Olavo de Carvalho tem razão quando diz que o nacionalismo americano é forte; mas o nacionalismo americano é uma característica do povo americano, e não propriamente das elites americanas.

É difícil acreditar que uma grande parte — senão mesmo a maioria — dos homens mais ricos do mundo (que são americanos) sejam “esquerdistas”. ¿Bill Gates é esquerdista? ¿George Soros é esquerdista? Essa elite plutocrata não faz parte do povo americano. Ou seja, tal como acontece na Europa, há que distinguir entre “povo americano”, por um lado, e a elite (a ruling class) americana.

O que o Olavo de Carvalho faz é branquear o papel das elites americanas no processo daquilo a que ele chama de “neoglobalismo”. Para o Olavo de Carvalho, não existe qualquer distinção entre o povo americano, por um lado, e as elites americanas, por outro lado — mas ele já faz essa distinção quando se trata da Europa.

O processo de sinificação das regiões do globo — defendido pelas elites mundiais reunidas no grupo de Bilderberg — existe pelo menos desde Henry Kissinger, nos anos de 1970, quando ele elogiou publicamente o regime comunista chinês. A este nível, é absurdo falar de Esquerda e de Direita: por razões diferentes, os plutocratas e a Esquerda concordam com a sinificação de partes consideráveis do globo.

2 comentários »

  1. Muito bom, como sempre. Tenho uma questão em relação à sua última frase. O facto de terem razões diferentes, não levará a que os plutocratas e a esquerda acabem por ter que se enfrentar? Não estaremos a assistir, como julgo que Olavo de Carvalho também diz, a 3 grandes blocos (plutocratas, esquerda e islão) a lutarem pelo globalismo e hegemonia mundial? Não terão que se confrontar um dia entre si?

    Comentar por Nuno Seco — Segunda-feira, 27 Junho 2016 @ 10:59 pm | Responder

    • O Islão está na defensiva. Os ataques dos radicais islamitas são produto de uma atitude defensiva do Islão face ao Ocidente. O Estado Islâmico, a reconstrução do califado, o isolacionismo ideológico, etc., são atitudes defensivas. A ideia de que “o Islão está em expansão” não corresponde aos factos.

      A ideia segundo a qual “a Rússia representa os comunistas” ou a Esquerda, é absurda. O que existe é um “bloco” (América do Sul, Rússia, Índia, China, etc.) que pretende jogar o jogo do capitalismo internacional e contrariar os interesses hegemónicos dos Estados Unidos.

      A Esquerda actua em uma espécie de guerra de guerrilha dentro do único bloco globalista que existe: o globalismo da plutocracia internacional. E, em alguns casos, a Esquerda sobe ao poder porque consegue ter o apoio da plutocracia, como aconteceu no Brasil de Dilma, por exemplo. A política dos plutocratas é dialéctica: tanto lhes faz que o Brasil (por exemplo) seja fascista ou seja comunista, desde que a elite brasileira se submeta e lhes permita sacar recursos.

      A teoria dos “três blocos” de Olavo de Carvalho tem como intenção justificar a acção do único bloco globalista que existe, comandado pelos Estados Unidos mas que engloba as principais potências ocidentais.

      Comentar por O. Braga — Terça-feira, 28 Junho 2016 @ 11:33 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.