perspectivas

Terça-feira, 7 Junho 2016

A guerra do papa Chico contra o clericalismo

Filed under: A vida custa — O. Braga @ 11:57 am
Tags: , , ,

 

papa-freak-webO conceito de “clericalismo” mudou: no século XIX, era concebido como a influência da Igreja Católica na política. Com o papa Chico, “clericalismo” passou a ser “hierarquia da Igreja Católica”. O papa Chico aproveita-se da posição que ocupa na hierarquia para demolir a hierarquia.

A vida é feita de hierarquias, e só a morte é totalmente democrática. A alternativa à hierarquia é a anarquia e a dissolução. Quando este papa critica a hierarquia, defende a dissolução.

Tal como acontece com o politicamente correcto em geral, o papa Chiquito identifica “hierarquia” com “desigualdade”: a hierarquia é vista como sinónimo de desigualdade.

E, segundo este raciocínio, para que os laicos católicos seja iguais ao clero, é preciso acabar com o clericalismo, ou seja, com a hierarquia.

Os direitos e deveres são dissociados: todos têm os mesmos direitos independentemente dos deveres. Um Bispo tem deveres acrescidos dentro da estrutura da Igreja Católica, mas (segundo o papa Chico) deve ter os mesmos direitos de decisão evangélica de um qualquer laico. No fundo, o que o papa Chiquinho defende é uma inversão da hierarquia, em que o laico está livre de alguns deveres e passa a ter direitos acrescidos.

Esta dicotomia, criada pelo papa-açorda, entre o clericalismo e a laicidade, é falsa.

Os laicos têm e terão sempre liberdade de agir dentro da Igreja Católica, embora sob escrutínio da hierarquia. A ideia do papa-açorda segundo a qual “os laicos devem operar em roda livre” e sem supervisão da hierarquia, conduzirá à pulverização da Igreja Católica e à sua “protestantização”.

O papa Chiquitito defende uma Igreja Católica protestante.

1 Comentário »

  1. Acha possível a Igreja Católica voltar a ter alguém como Leão XII, Pio XI e Pio XII? Até que ponto está na mão da esquerda?

    Comentar por Eu Mesmo — Terça-feira, 7 Junho 2016 @ 3:16 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.