perspectivas

Domingo, 22 Novembro 2015

O nominalismo do Quim

Filed under: A vida custa — O. Braga @ 9:15 am
Tags:

 

“Em 1987, num discurso proferido num congresso do Partido Conservador, Margaret Thatcher afirmou que ‹‹A sociedade não existe, o que existe são indivíduos e famílias››.

No mesmo sentido e com o mesmo espírito de Margaret Thatcher, posso afirmar que o Islão não existe. E não lhe podemos, portanto, atribuir quaisquer glórias ou crimes. Este é o pensamento do conservadorismo clássico e, penso eu, do libertarianismo.

O que há são islamitas, muitos dos quais, infelizmente, são terroristas. A responsabilidade pelos seus actos é exclusivamente deles, não é da sociedade (ou do Islão), como pensa a esquerdalhada”.

o Islão não existe


A confusão é enorme. Atribuir ao “conservadorismo clássico” (o que quer que isto signifique) a adopção do nominalismo como mundividência, é o contrário da realidade.

Desde a antiguidade grega que os Cínicos (a “esquerda” daquele tempo) criticavam Platão e a sua teoria das Ideias: “Eu vejo um cavalo, mas não vejo a cavalaridade” (Antístenes).

Se o nominalismo fosse universalmente válido, a ciência não seria possível, porque se reduz a realidade à negação das categorias; “cada coisa é uma coisa, e não há relação empírica entre as coisas”, na senda de David Hume.

A frase de Margaret Thatcher pode ser comparada a uma outra de Fernando Pessoa: “Não existe humanidade; existe apenas o indivíduo e a nação”. Mas tanto em uma como na outra frase não há propriamente nominalismo: há apenas concepções diferentes da categorização da realidade humana.

Mas quando o Quim diz que apenas há indivíduos islamitas”, reduzindo a realidade do Islão ao indivíduo muçulmano, segue o critério de Antístenes, que dizia que só via um cavalo à frente dele, e por isso não existe a cavalaridade.

Advertisements

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.