perspectivas

Domingo, 3 Agosto 2014

A ambiguidade política do liberalismo em relação a Israel

 

 

“A Faixa de Gaza é um gigantesco gueto onde se amontam 1,7 milhões de pessoas num pequeno território sem recursos. Os seus habitantes são refugiados ou seus descendentes expulsos de territórios ocupados por Israel nas últimas décadas.”

Da miséria humana

Naturalmente que se esconde o facto de nenhum país árabe ou islâmico vizinho de Israel ter aceitado acolher os seus “irmãos” árabes palestinianos; e pior: a Jordânia, por exemplo, até os expulsou! Mas ninguém fala nisso: preferem acusar Israel.

Os liberais preferem alinhar com a Esquerda em tudo, excepto nas folhas Excel da economia.

“Face a uma ofensiva militar israelita, os civis não tem escapatória possível. Não há lado nenhum onde um refugiado se possa refugiar.”

A julgar pela opinião liberal, Israel deveria levar com os mísseis lançados de Gaza e ficar “quietinho para não levar mais no focinho”. Os liberais querem um Estado de Israel masoquista. Aliás, os liberais não sabem para que serve o Estado senão para salvar os Bancos privados da falência: para os liberais, são as folhas Excel da economia que dão algum sentido ao Estado quando a Banca privada está em apuros.

Convém lembrar os liberais de alguns factos e notícias recentes, (clique nas imagens) a ver:

liberais1

liberais2

liberais3

2 comentários »

  1. Caro Orlando.
    Boa tarde,aqui no Brasil já é.
    Gostaria da sua opinião sobre o fato de Israel não devolver parte do território que ocupa desde a guerra dos 6 dias,aos países árabes?
    Veja que o Conselho de Segurança da ONU, assim já obrigou e, Israel nunca se manifestou!
    Outro aspécto: o território que Israel ocupa, foi comprado da Inglaterra na época da 2ª guerra já que era colonia desse país,(salvo engano meu). Como alegar agora que essa terra já era sua à tempos???

    Gostar

    Comentar por Izureno Gonçalves De Castro Filho — Domingo, 3 Agosto 2014 @ 10:27 pm | Responder

    • A lógica da guerra é uma lógica de conquista. Se, em consequência da Guerra dos Seis Dias que teve lugar na década de 1960, os países árabes envolvidos tivessem ganho algum território a Israel, ¿ você acha que devolveriam esse território a Israel antes que se estabelecesse um Tratado de paz?

      Por outro lado, você esquece-se que Israel conquistou o território do Sinai, na Guerra dos Seis Dias, e já o devolveu ao Egipto em um Tratado de Paz. Aí no Brasil, parece que as pessoas esquecem muita coisa…

      Portanto, não é verdade o que você diz: Israel já devolveu o território conquistado do Sinai ao Egipto. A questão é haver também um Tratado de Paz que garanta a segurança dos cidadãos israelitas instalados na marquem esquerda do rio Jordão sob a soberania de um Estado palestiniano, por um lado, e por outro lado, existir um Estado palestiniano que reconheça o Estado israelita.

      O território da Palestina pertenceu à Turquia até à I Guerra Mundial. Depois da I Guerra Mundial, e da Turquia perder a guerra, o território da Palestina passou a ser uma colónia britânica. Mas não só: todos aqueles países — Síria, Jordânia, Iraque, Egipto, etc., ainda não existiam: eram colónias britânicas.

      Depois da II Guerra Mundial, os ingleses começaram a dar a independência a todos aqueles territórios, e foi também criado o Estado de Israel, juntamente com o Estado do Egipto, o Estado da Síria, o Estado da Jordânia, o Estado do Iraque, o estado do Irão, o Estado do Líbano, etc.

      Portanto, todos esses Estados árabes foram criados mais ou menos na mesma época que o Estado de Israel. E se todos esses Estados foram criados na mesma época, ¿por que razão uns têm mais direito a existir do que o outro?

      Gostar

      Comentar por O. Braga — Segunda-feira, 4 Agosto 2014 @ 5:24 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: