perspectivas

Sábado, 26 Outubro 2013

A “arte” moderna

 

Morreu o escultor abstracto modernista Anthony Caro (notícia respigada aqui). Vemos aqui em baixo dois exemplos da “arte” moderna de Anthony Caro (clique mas imagens para ampliar).

Anthony Caro 1Anthony Caro 2

A ética está intimamente ligada à estética, de tal forma que os valores estéticos de uma pessoa podem dar uma noção do seu tipo de ética.

O cepticismo moderno — a dúvida em relação a tudo, a “cultura da suspeita” em relação à existência — reduziu o juízo à subjectividade do gosto. Até a defesa de princípios morais são hoje considerados matéria de gosto (de tal forma que somos convidados, pelo próprio Papa, a não viver “obcecados” pelos princípios morais, o que é um sintoma de um Papa alienado face ao mundo). E se o homem moderno não considera os juízos senão uma questão de gosto pessoal, então é porque os considera como pertencendo ao nível do interesse próprio (individualismo utilitarista).

Portanto, para o homem moderno, os juízos de valor (por exemplo, na ética) são uma questão de gosto — ou então, esses juízos traduzem a defesa do interesse próprio. E se os valores da ética são uma questão de gosto, os valores da estética também dependem exclusivamente do gosto (porque ética e estética estão ligadas). A ética e a estética são vistas, pelo homem moderno, da mesma maneira que alguém diz que gosta mais de bife do que feijoada: é uma questão de gosto (pode-se dizer que “não é bem assim”, mas a nível do inconsciente, é).

É neste contexto ético que condiciona a estética que vemos aquela merda à laia de arte.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: