perspectivas

Sábado, 21 Setembro 2013

O donatismo e Santo Agostinho

Filed under: ética — O. Braga @ 11:36 am

O donatismo era um movimento que existia no seio da Igreja Católica, no tempo de Santo Agostinho, e que defendia a ideia segundo a qual qualquer sacerdote que tivesse algum contacto com o Estado ou com os dignitários do Estado, perdiam a capacidade de administrar os sacramentos.

Santo Agostinho contrapôs, ao donatismo, a capacidade do sacerdote em administrar os sacramentos, independentemente da pessoa que os administra e, por isso, também independentemente das características morais do sacerdote: é Jesus Cristo — segundo Santo Agostinho — que opera através do sacerdote, independentemente do comportamento moral dele.

Porém, há limites para a tese de Santo Agostinho. Um Padre suspeito de assassínio, por exemplo, terá legitimidade para administrar os sacramentos? Ou um Padre que defende publicamente o “direito” ao aborto, terá legitimidade de administrar os sacramentos? Ou mesmo um Padre de quem se suspeita actos de sodomia, terá legitimidade para administrar os sacramentos? Ou um Padre que diz que os católicos não devem andar “obcecados” com o aborto?

O meu ponto de vista não é teológico: é ético!

Portanto, segundo a Lei da Igreja e segundo a tese de Santo Agostinho, esse Padre, em concreto, pode administrar os sacramentos porque estes são válidos; mas, do ponto de vista ético, perdeu a legitimidade para o fazer. Legalidade não é a mesma coisa que legitimidade.

Os sacramentos administrados por esse Padre são válidos? Sim. Mas a pessoa em si, o Padre como ser moral, não deve ser valorizado para além daquilo que ele merece em função do seu comportamento.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: