perspectivas

Quarta-feira, 11 Setembro 2013

Segundo a “ciência”, as virtudes de um pai de família residem nos colhões

No século XIX esteve em voga uma disciplina “científica” que deu pelo nome de frenologia, que se baseava numa teoria segundo a qual as funções intelectuais do homem, o seu carácter e instintos estariam alojados em determinada região do cérebro, e que, alegadamente, poderiam ser determinadas pelo estudo das bossas ou das depressões cranianas. A frenologia assegurava que era possível determinar se um indivíduo era psicopata apenas pela observação das bossas e depressões cranianas. É óbvio que a frenologia passou de moda e hoje já ninguém a leva a sério.

Contudo, a tendência da “ciência” para julgar a personalidade e o carácter de um ser humano segundo a sua aparência física não esmoreceu. Se não, vejamos esta “notícia” do pasquim Púbico:

«A aptidão de um pai para cuidar de filhos pequenos está associada ao tamanho dos testículos, sugere um estudo publicado segunda-feira na edição online da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Os investigadores concluíram que indivíduos com testículos menores tendem a colaborar mais em tarefas como a troca das fraldas, a alimentação ou o banho.»

O estudo “científico” baseia-se em perguntas feitas aos pais. Ou seja, a veracidade das respostas dos pais não foi verificada; partiu-se do princípio de que os pais diziam a verdade. Em suma, o estudo “científico” escora-se numa fé.

Depois, o estudo “científico” baseia-se num postulado segundo o qual os testículos maiores produzem mais esperma do que os testículos mais pequenos. Segundo este postulado, com o avançar da idade no homem, os testículos vão-se tornando maiores e descaídos, o que não significa que os testículos enormes e pré-históricos de um homem de 90 anos produza mais esperma do que os mais pequenos de um outro homem de 20 anos.

Posso até estar de acordo com a ideia de que as virtudes de um pai residem nos colhões; mas apenas em sentido figurado. Isto é: ou é da minha vista, ou hoje já não há muitos homens com os “colhões no sítio”.

[ficheiro PDF da notícia do pasquim Púbico]

1 Comentário »

  1. E se for eunuco? Será a mãe ideal?

    Gostar

    Comentar por Amelia Saavedra — Quinta-feira, 12 Setembro 2013 @ 3:30 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: