perspectivas

Sexta-feira, 30 Agosto 2013

Excelente texto do Padre Nuno Serras Pereira

«Outros descansam no dito de Jesus Cristo que se O perseguiram a Ele também nos perseguirão a nós. Asserção, de facto, infalível mas o que daí inferem é uma alarvice. De feito, concluem que nada lhes resta senão conformarem-se à perseguição entregando-se ao martírio; sem reflectirem que não são somente eles que estão em perigo mas também o bem das suas famílias, da sociedade, dos mais fracos e desfavorecidos, dos indefesos e dos inocentes, enfim o Bem-comum, pelo qual têm o dever estrito e grave de combater com todas as veras, prudência (não timoratamente, mas escolhendo os meios mais adequados fim que se propõem) e inteligência.»

Ler o resto aqui (ficheiro PDF).

Existe uma espécie de católicos masoquistas, que adoram “levar no corpo” (“quanto mais me bates mais gosto de ti“), e pensam que “dando a outra face” estão a imitar Jesus Cristo. Mas Jesus Cristo não deu apenas “a outra face”: por exemplo, também expulsou os vendilhões do templo; ou desafiou os fariseus e a elite. E quando um doutor da lei Lhe perguntou “quem é o meu próximo?”, Jesus Cristo responde-lhe com a parábola do samaritano, o que incomodou o doutor da lei e as elites em geral.

Jesus Cristo não é só contemplação e oração: também é acção. Jesus Cristo incomoda; Jesus Cristo é subversivo. Jesus Cristo “deu a outra face” depois de ter colocado em causa o status quo cultural. Para Jesus Cristo, “dar a outra face” é o corolário – a consequência – da Sua acção, e não apenas um princípio inconsequente.

Um bom católico não é aquele que se cala perante a realidade social e cultural, e espera apenas rezar pela sua salvação. Um bom católico é uma pessoa de acção, acção essa que se pode expressar em vários domínios – seja na acção social directa do bom samaritano, seja pela palavra na batalha das ideias.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: