perspectivas

Terça-feira, 27 Agosto 2013

“Não devemos generalizar”

Hoje é vulgar ouvirmos, nos debates nos me®dia, entre políticos ou entre auto-subsumidos intelectuais, a frase-chave do politicamente correcto: “não devemos generalizar“.

Este princípio causa-me um desconforto imenso porque é anti-científico. O politicamente correcto é, por sua própria natureza, anti-científico, por um lado, e por outro lado tenta manipular a ciência transformando-a em cientismo .

Não é possível fazer ciência sem a generalização. O cientista verdadeiro observa um fenómeno (seja natural ou social), elabora estatísticas sobre a ocorrência desse fenómeno, faz experimentações , e depois, por indução , dedução e/ou inferência , abstrai do fenómeno e elabora uma lei que pressupõe uma generalização. A lei científica é geral e pressupõe um juízo universal .

Quando eu ouço, nos me®dia, os intelectuais de urinol dizer, com ar grave e sério, que “não devemos generalizar” – sinto eriçar os pêlos todos do meu corpo, como se estivesse em presença de um absurdo tão grande que negasse a essência, não só da lógica, como do próprio Ser.

Adenda:

Quando dizemos que “não devemos generalizar”, já estamos a generalizar.

O problema é que quando dizemos que “não devemos generalizar”, essa generalização é, por um lado, auto-contraditória (como se dissemos que “não devemos falar” quando já estamos a falar), e por outro lado é subjectiva e, por isso, tende a ser irracional e despótica – revela o despotismo intrínseco do politicamente correcto.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: