perspectivas

Quarta-feira, 14 Agosto 2013

A linguagem de ódio

Filed under: A vida custa,Política — O. Braga @ 6:54 am
Tags: , ,

A lógica do terror, expressa neste tipo de discurso político, autojustifica-se com a necessidade de destruir pela violência os vestígios do passado e de dar à luz um “mundo novo”, assegurando – se for necessário – pela guerra civil, a vitória da revolução contra um putativo “inimigo” externo, por um lado, e por outro lado, através da profilaxia social, pela purga ou pelo campo de concentração, pretende-se eliminar qualquer “inimigo” interno.

Trata-se de uma “ideologia de granito”, que pretende monopolizar os discursos políticos e históricos, reduzindo a arte, a filosofia e a ciência a meros campos de experimentalismo que anunciam o “homem novo” destituído de natureza humana. E, finalmente, através da ocultação do facto originário da pluralidade das opiniões, pretende conduzir a uma situação de impossibilidade dos indivíduos pensarem por serem incapazes de distinguir os factos, por um lado, das suas respectivas representações, por outro lado.

Para a “ideologia de granito”, é absolutamente necessário que o real seja privado de simbolização para que se possa desencadear, até ao infinito, uma lógica de terror levada a um extremo tal em que o conceito de “delimitação da lei” é por ela sistematicamente colocado em causa, e a procura da verdade é condicionada pela tentativa recorrente de limitar a escolha de fontes de informação à disposição dos cidadãos.

É absurdo que se compare – porque não se trata de uma analogia, mas antes de uma comparação – Bin Laden que não era americano; ou Hitler que não era holandês, por um lado, com o cónego Melo que era português, por outro lado. A “ideologia de granito” tudo faz para privar o real da sua simbolização através da irracionalização do discurso político: a lógica passa a ser o absurdo.

[verbete também publicado aqui ]

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: