perspectivas

Quarta-feira, 7 Agosto 2013

O blogue Rerum Natura e a astrologia

O escriba do Rerum Natura deve ter escrito isto numa noite de lua cheia. ¿Já viram alguém aluado reconhecer a influência da Lua nos seus neurónios? Nunca vi…

A crítica do aluado escriba em relação à astrologia anda em torno do conceito de “ciência”. Diz o aluado que a astrologia não é ciência. Vamos saber o que é “ciência”.


Ciência vem do latim scientia, derivado de scire, “saber”.

  • Em sentido lato, ciência significa “saber” em geral, e mesmo a habilidade técnica ou artística.
  • Entre os gregos, a ciência é o episteme: conhecimento simultaneamente eminente (um saber superior), universal (opõe-se à doxa ou opiniões particulares) e teórico (difere das aptidões práticas).
  • Entre os modernos, a ciência é o conhecimento científico positivo – positivismo – que se apoia nos critérios precisos da verificação, permitindo uma possível objectividade dos resultados.

Portanto, quando falamos de “ciência”, devemos especificar o conceito de ciência, que pode ser a ciência no sentido lato do termo, pode ser ciência no sentido de episteme, e pode ser ciência no sentido do positivismo. Não há um único conceito de “ciência”!

Naturalmente que não se pode pedir aos aluados do blogue Rerum Natura que saibam disto – com excepção de Desidério Murcho que se cala convenientemente. E é óbvio que a astrologia não é uma ciência no sentido positivista. O aluado escriba do Rerum Natura não se dá conta de que, por exemplo, a Lua influencia os movimentos das marés: é um pouco como os burros: andam aluados mas não se dão conta disso.

E a propósito da Lua e das marés, é conhecida a teoria das marés de Galileu que se demonstrou errada porque ele baseou a teoria apenas no movimento de rotação da Terra, e propositadamente não tomou em consideração a influência da Lua no movimento das marés. Galileu não colocou a hipótese da influência lunar no movimento das marés porque tinha um preconceito negativo em relação à astrologia.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: