perspectivas

Domingo, 2 Junho 2013

José Pacheco Pereira e a defesa ‘conservadora’ da prostituição

“Sucede que este surto do politicamente correcto é, como de costume, dissolvente para o pensar, reforça o estado actual das coisas e é muito conservador, apesar dos seus utilizadores estarem convencidos que são muito progressistas. A verdade é que a prostituição não é um “trabalho”. Ponto. Despir-se num varão é trabalho. Muitas formas de exibir o corpo, masculino ou feminino, são trabalho, mesmo com todos os inuendos sexuais podem ser trabalho. E por muito que as fronteiras possam no limite ser ambíguas, como todas as fronteiras no corpo, prostituir-se é outra coisa muito diferente.”José Pacheco Pereira

José Pacheco Pereira diz que quando os me®dia descrevem a prostituição como “trabalho sexual”, estão a ser “conservadores”. Claro que se pedirmos a José Pacheco Pereira para definir “conservador”, ele não o faria: José Pacheco Pereira tem uma aversão natural às definições. Mas eu atrevo-me a dar a definição de “conservador”, segundo José Pacheco Pereira.

Para ele – como também, por exemplo, para Manuel Alegre – “conservador” é sinónimo de “burguês” (no sentido de “Alta Burguesia”). E por isso é que a apologia da prostituição é vista por ele como sendo “conservadora”.

A verdade é que o burguês do século XVIII e princípio do século XIX foi um revolucionário que rompeu com a moral do seu tempo: basta conhecer o pensamento ético/moral de Adam Smith, por exemplo, para sabermos de onde vem esta conotação errónea entre o “conservadorismo” e a “burguesia” – já não falando na “ética” dos ideólogos do Marginalismo , como por exemplo Leon Walras, ou Jean-Baptiste Say ou Carl Menger.

Eu não tenho a certeza se José Pacheco Pereira faz essa confusão de propósito, ou se é vício de forma adquirido por lobotomia ideológica, ou se é apenas e só ignorância.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: