perspectivas

Sábado, 1 Junho 2013

Economista e catedrática de Harvard prevê mais de 10 anos de crise e desemprego alto

Filed under: Europa,Política,Portugal — O. Braga @ 6:16 pm
Tags: , , , ,

“Os factos são teimosos” (Lenine).

Ligamos a televisão e vemos invariavelmente uma data de idiotas a falar da crise. O povo fica desorientado, porque um comentador diz uma coisa, outro diz outra coisa, e um terceiro ainda outra coisa, e assim indefinidamente. “Blá blá blá, pardais aos ninho”. Cumbersa fiada. Mas todos eles sabem do que se passa; apenas estão a tentar ganhar tempo, à espera dum milagre.

Qual é o milagre de que estão à espera? É o de que o povo se vá habituando a viver com os meios disponíveis em finais da década de 1980. Vão apertando os impostos, reduzindo as pensões de reforma, a ver se o povo se resigna e aguenta. “Ai aguentam aguentam!”

“Se a gente não corre, o bicho come; se a gente corre, o bicho pega”. Esta é a versão brasileira do “Mal com El Rei por amor dos homens; mal com os homens por amor d’El Rei. O melhor é acabar.”

O melhor é mesmo acabar. Se estamos condenados a voltar paulatinamente à década de 1980, e ao longo de um processo penoso de mais de 10 anos, mais vale negociar uma saída ordenada do Euro. Mais vale a esperança de vida do que uma morte lenta.

«La economista y catedrática de Harvard Carmen Reinhart ha advertido este viernes de que las políticas de austeridad y ajuste fiscal no son la única vía para solucionar la severa crisis que sufren desde hace más de cinco años las economías avanzadas. Reinhart, una de las mayores especialistas en el análisis de la crisis de deuda en el mundo, ha participado en la segunda jornada de la Reunión del Círculo de Economía de Sitges, donde ha asegurado que una crisis como la actual “no se da desde los años treinta”.»

El paro no caerá a niveles de 2008 hasta diez años después de que acabe la crisis

1 Comentário »

  1. Reblogged this on Mario.Ruivo Blog.

    Gostar

    Comentar por marioruivo — Sábado, 1 Junho 2013 @ 10:04 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: