perspectivas

Quinta-feira, 23 Maio 2013

Porque é que a Alemanha não sai do Euro?

Filed under: Europa,IV Reich — O. Braga @ 10:33 am
Tags: , , , ,

Os alemães estão absolutamente convencidos que de são as vítimas dos “desmandos económicos” dos países do sul da Europa. Estão convencidos de que são eles que estão a sustentar os “porcos do sul”. Mas não é verdade.

A Alemanha financia 27% do fundo de resgate europeu, é certo; mas a França financia esse fundo em 20%, e a Itália e Espanha juntas financiam o fundo em 30%. E se fizermos as contas per capita — para saber quanto custa a cada alemão o financiamento do seu país ao fundo de resgate europeu —, os alemães ocupam o sexto lugar no esforço financeiro de todos os cidadãos dos países do Euro. Portanto, a história contada por Angela Merkel e pelo Schäuble aos seus concidadãos está mal contada.

A Alemanha não sai do Euro por várias razões, entre elas porque quer uma Europa alemã, em vez de querer uma Alemanha europeia. E se a Alemanha saísse do Euro, esta moeda desvalorizaria em relação ao marco alemão, tornando as economias do sul — que assim se mantinham no Euro — mais competitivas. Por outro lado, a dívida dos países do sul continuariam em Euros, o que faria com que a Alemanha tentasse remediar os prejuízos da sua Banca.

Com um Euro competitivo em relação ao marco alemão, o feitiço virava-se contra o feiticeiro ( leia-se, Alemanha). A dívida pública e privada dos países do sul, estando cotada em Euros, diminuiria em termos reais, o que faria com que a Alemanha tentasse evitar uma desvalorização do Euro em relação ao novo marco alemão para não levar uma banhada financeira e económica.

A saída da Alemanha do Euro faria com que o BCE [Banco Central Europeu] ficasse fora do controlo da Alemanha, por um lado, e por outro lado faria com que a taxa de desemprego na Alemanha entrasse pelos dois dígitos adentro, enquanto que a taxa de desemprego nos países do sul da Europa baixaria. São estas as razões por que a Alemanha não sai do Euro. Enquanto a desgraça dos outros dura, a Alemanha sai a ganhar. Ou “piri-piri no cu dos outros é chupa-chupa”.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: