perspectivas

Domingo, 5 Maio 2013

O bacorejar abortista do Padre Anselmo Borges

Filed under: aborto,ética,Igreja Católica — O. Braga @ 8:23 pm
Tags: , , ,

“1/ O blastocisto, por exemplo, é humano, vida e vida humana, mas não um individuo humano e, muito menos, uma pessoa humana.

2/ Antes da décima semana, não havendo ainda actividade neuronal, não é claro que o processo de constituição de um novo ser humano esteja concluído.”

— Padre Anselmo Borges, respigado aqui

1/ Eu não tenho a certeza se o Padre Anselmo Borges tem a noção de sequência de ADN de uma espécie. Podemos saber alguma coisa sobre o conceito de ADN, por exemplo, na Wikipédia; portanto, escuso-me de me alongar aqui sobre o assunto.

Sendo que o blastocisto tem já um ADN único, e que esse ADN é humano, ergo podemos dizer que se trata de de um indivíduo humano. Portanto, sobre isto não há dúvidas, mesmo do ponto de vista científico, o que significa que o Padre bacorejou.

2/ O problema clássico é o de saber se o embrião é uma pessoa; e o Padre diz que não. Ou seja, para o Padre, a pessoa é um conceito a posteriori e empírico (decorrente da experiência), e não um conceito a priori e apodíctico. Essa ideia errada do Padre foi desconstruída aqui. E o argumento da autoconsciência utilizado não só a favor do aborto como a favor do infanticídio (por exemplo, Peter Singer), foi desmontado aqui. Portanto, o Padre voltou ao bacorejo.

Se aquela avantesma é um filósofo, “vou ali e já venho”! Se estudou teologia, aprendeu grande merda. E se ainda é Padre, já deveria ter sido expulso do clero e mesmo excomungado — e se não o foi, é porque temos um arcebispo colorido e uma conferência episcopal de nepotes.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: