perspectivas

Segunda-feira, 22 Abril 2013

Arbeit macht Frei, Herr Durão Barroso!

Filed under: Europa,IV Reich — O. Braga @ 7:40 pm
Tags: , , , , ,

“Segundo Durão Barroso, há a tendência, em alguns Estados-membros, em “simplificar”, com os países da periferia, por um lado, a considerarem que “os problemas que têm não foram criados por si, mas por alguém, regra geral Berlim ou as instituições europeias ou o Fundo Monetário Internacional”, o que, disse, não corresponde à verdade.”

Barroso critica “preconceitos” e garante que portugueses são “extremamente trabalhadores”

 

O discurso de Durão Barroso enoja. Se há alguma coisa que portugueses, espanhóis e irlandeses (os gregos e cipriotas são um caso à parte) sempre aceitaram foi a responsabilidade da governança nacional pretérita na geração da crise económica e financeira. A ideia segundo a qual “o problema é de Berlim”, surgiu mais tarde, após um ano de governo de Passos Coelho, decorrente da falência evidente das políticas da Troika. Dizer que os portugueses, à partida, culparam Berlim da crise portuguesa, é uma mentira redonda: só quem não conhece a história recente de Portugal ou esteja de má-fé pode afirmar uma coisa dessas.

A culpabilização de Berlim surgiu mais tarde, já na segunda metade de 2012, depois de Passos Coelho ter tentado impor a alteração da TSU. É de recordar que eu defendi aqui, neste blogue, a intervenção do FMI em Outubro de 2010! Porém, quando nós verificamos que o programa da Troika, imposto sem negociação a Portugal, contém erros clamorosos — incluindo erros de Excel! — e que se transformou em um acto gratuito da Alemanha, é inaceitável que Durão Barroso venha com este discurso de branqueamento das políticas oficiais alemãs.

Durão Barroso esquece-se de uma coisa: os judeus também eram considerados “muito bons trabalhadores” pelos alemães, durante a II Guerra Mundial. Diziam os alemães que “o trabalho liberta”; e, vai daí, trataram de “libertar” cinco milhões de judeus.

merkel arbeit web

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: