perspectivas

Quarta-feira, 10 Abril 2013

Fernando Pessoa, a arte e a moral

Filed under: ética,cultura,Ut Edita — O. Braga @ 11:54 am
Tags: , ,

“As épocas têm mais em comum as suas ideias morais que as suas imoralidades. Só nas épocas de decadência é que a moralidade deixou de ser um ideal; e, mesmo nessas, reconhece-se o seu valor ideal.

(…)

Os homens não apreciam só esteticamente, apreciam segundo toda a sua constituição moral. Por isso coisas grosseiras, impuras, lhes desagradam, não na parte estética neles, mas na parte moral que não podem mandar embora de si.”

Fernando Pessoa, “Arte e Moral”, Obras em Prosa, 1975, Tomo II, pág. 154

Nesta citação de Fernando Pessoa, reconhece-se que mesmo em épocas de decadência o valor moral não deixa de ser visto como um ideal; por exemplo, entre o povo mais simples mas já não entre as elites. O factor de decadência cultural de uma época são as elites, e não o povo que é simplesmente arrastado na enxurrada dos valores negativos ou niilistas.

Por outro lado, Fernando Pessoa reconhece que o gosto estético é inseparável dos valores morais. E é por isso que, em épocas de decadência, a arte degrada-se sem que os próprios artistas — que pertencem às elites — se dêem conta dessa degradação, porque quando estes procuram apenas a beleza sem consideração de qualquer valor moral (o que é próprio das épocas de decadência), a própria obra de arte produzida é prejudicada pela ausência do valor moral.

Na mesma página, Fernando Pessoa escreve o seguinte: “Um assunto sexual deve ser tratado em arte de modo que não suscite desejo. Para suscitar desejos, serve melhor uma fotografia pornográfica”.

Portanto, existe uma relação intrínseca entre a arte e a moral. E quando nós vemos hoje uma tendência clara e evidente para separar radicalmente a arte dos valores morais, temos aí a prova insofismável que vivemos numa época de decadência.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: