perspectivas

Quarta-feira, 20 Março 2013

O dualismo de Descartes e a primeira lei da termodinâmica

Filed under: filosofia,Quântica,Ut Edita — O. Braga @ 6:20 pm
Tags: , ,

Ao longo dos últimos séculos, Descartes tem sido alvo das mais diversas críticas, principalmente vindas dos puritanos, sejam estes calvinistas ou católicos gnósticos, ou sejam os seus herdeiros históricos: os naturalistas. E a principal crítica feita a Descartes, de uns e de outros, é o dualismo do corpo/alma.

René Descartes

René Descartes

Os puritanos religiosos — na linha do positivista e clérigo George Berkeley — criticam Descartes porque, ao separar corpo e alma, se legitima assim o racionalismo.
Os racionalistas e naturalistas criticam Descartes porque o dualismo alegadamente infringe a primeira lei da termodinâmica, ou lei da preservação de energia: se o espírito existisse independentemente do cérebro — dizem os naturalistas —, e se pode actuar sobre a matéria do cérebro a partir do “exterior” da matéria, então o primeiro axioma da termodinâmica é colocado em causa — porque a energia num universo fechado tem que permanecer constante.

O erro do naturalistas começa por considerarem o universo um sistema fechado. É sabido já, pela física quântica, que a amplitude de probabilidade da função de onda quântica de uma partícula elementar (atómica ou subatómica), ou ψ, não constitui um campo material (a função de onda quântica não é matéria!), por um lado, e por outro lado a função de onda quântica actua sobre a matéria, ao causar a probabilidade de um processo de partículas elementares.

Isto significa que processos dinâmicos idênticos resultam em estados finais diferentes — e sem que tivessem sido alteradas as condições iniciais, incluindo o suprimento de energia.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: