perspectivas

Segunda-feira, 25 Fevereiro 2013

E eles a darem-lhe!

Filed under: acordo ortográfico — O. Braga @ 6:31 pm
Tags: , ,

Outro que diz que a ortografia de uma língua é “convenção”! Como se o latim nunca tivesse existido, como se as línguas arianas não tivessem raízes comuns — do latim, ao grego, à língua dos vedas indianos —, como se Ferdinand de Saussurre não tivesse sido já colocado em causa, e como se o português não tivesse tido a sua origem culta e simbólica no latim.

Já que se trata de uma pessoa que estudou filosofia, faço a pergunta: o estudo filosófico da ortografia e oralidade de uma língua — a linguagem, escrita e falada — ¿ é objecto da hermenêutica ou da semiótica? Os pragmatistas americanos dizem que é objecto da semiótica; e (também) por isso é que os maiores pensadores do século XX — desde Ortega y Gasset a Karl Jaspers, por exemplo — desprezaram profundamente os pragmatistas.

É que, pelo contrário, se a língua for objecto da hermenêutica, estamos a falar de símbolos, e não de sinais. Os sinais são convencionados, mas os símbolos não são. A linguagem é simbólica, e por isso não é convencionada: o símbolo tem uma representação, e se mudarem o símbolo, a respectiva representação também muda, ou extingue-se mesmo. Em contraponto, se se mudar um sinal, o seu significado mantém-se igual ao do sinal anterior.

Os “engenheiros sociais” politicamente correctos, responsáveis pelo empobrecimento da língua portuguesa (que se encontram maioritariamente no Brasil, mas também por cá), sabem muito bem que a linguagem é simbólica, e por isso não é convencionada no sentido de ser um conjunto de sinais. E sabem bem que mudando os símbolos se mudam os conteúdos representados. E é essa a razão principal por que sendo o Brasil um pais com mais de 200 milhões de habitantes e falantes da língua, nunca teve um Nobel da literatura; e, a julgar pelo andamento das sucessivas reformas ortográficas brasileiras (rumo ao Tupiniquim), não terá tão cedo.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: