perspectivas

Terça-feira, 19 Fevereiro 2013

Um conhecido cientista diz o darwinismo não sabe o que é a macro-evolução

Filed under: ética,Ciência,cultura,Darwinismo,Ut Edita — O. Braga @ 11:21 am

Um dos mais conhecidos químicos em todo o mundo, o professor James M. Tour, escreveu que não há nenhum cientista que tenha uma mínima ideia do que consiste a macro-evolução. O filósofo Eric Voegelin chegou à mesma conclusão através de um conceito simples: “a evolução (darwinista) é um mito, porque é impossível explicar a mutação das formas”.

Uma coisa é a micro-evolução, que não é aleatória mas antes é racional, e que consiste na adaptação progressiva dos seres vivos ao meio-ambiente (procura de “nichos” de sobrevivência). A micro-evolução é não só racional como é até evidente. Outra coisa, bem diferente, é a macro-evolução e a tentativa cientificista de a deduzir e extrapolar a partir da micro-evolução. O artigo (em inglês) merece ser lido.


Richard Dawkins

Richard Dawkins

A partir de um determinado ponto, em que a experiência e/ou a matemática não podem sancionar a teoria, a ciência passa a ser uma questão de fé — como escreveu o físico francês Roland Omnès: “a maior fé é a do cientista, porque é inconfessável”. No caso do darwinismo, como no cientismo em geral, trata-se de uma fé naturalista que se opõe radical e irracionalmente a qualquer mundividência que não seja materialista; trata-se de uma religião monista e imanente que combate as religiões tradicionais e transcendentais. No fundo, estamos em presença de uma “guerra” entre religiões.

O problema do darwinismo é o efeito que tem na ética. Eu não tenho nada contra o facto de as pessoas acreditarem no que quiserem; um islamista ou um darwinista têm direito às suas respectivas crenças. Mas quando uma determinada crença transforma o ser humano em nada mais do que em uma espécie de macaco, ou quando se utiliza o darwinismo para fundamentar o eugenismo humano — então é aí que começam as minhas objecções em relação a essa fé religiosa.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: