perspectivas

Sexta-feira, 15 Fevereiro 2013

Um livro a traduzir para o português

Filed under: A vida custa,ética,cultura,Livros — O. Braga @ 9:12 am
Tags:

Rosaria Butterfield publica a sua biografia e conta a história de como uma professora britânica de língua inglesa, lésbica aos 28 anos, se converteu ao Cristianismo, apesar de ter que sofrer todos os inconvenientes dessa sua metanóia que implicou a hostilidade acesa do seu círculo de amigos e de contactos pessoais.

livro rosaria butterfield webTrata-se de um livro politicamente incorrecto e, por isso, subversivo. Hoje, a subversão é politicamente incorrecta. O subversivo é hoje tudo o que se liga intrinsecamente à racionalidade em detrimento do racionalismo cientificista, por um lado, e contra uma certa concepção subjectivista do sentido [da vida], muito actual, e que nega a ciência ou que a coloca radicalmente em causa, por outro lado.

O subversivo é, neste sentido, uma “justa medida” aristotélica que não é exactamente o “meio-termo” — “porque a nossa natureza, desde o início, não se afasta igualmente do termo médio, seja em que caso for” (“Ética a Eudemo”, 5, 1222-35).

Ser subversivo, hoje como sempre, é fazer perguntas. Algumas dessas perguntas incomodam muitas consciências, e por isso é que as perguntas são subversivas. E a julgar por aquilo que li da descrição da auto-biografia de Rosaria Butterfield, o livro é subversivo porque decorre das perguntas que ela fez acerca da sua experiência de vida.

rosaria butterfield web

(via)

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: