perspectivas

Terça-feira, 5 Fevereiro 2013

A maçonaria é uma religião muito perigosa

Filed under: gnosticismo,Maçonaria — O. Braga @ 8:09 pm

A maçonaria possui: templos; altares; código moral; rituais de adoração; vestimentas e apetrechos para os ritos; dias festivos; hierarquia; rituais de iniciação; rituais fúnebres; promessas de eterna recompensa e/ou punição.

1/ Para se falar de maçonaria, tem que se saber minimamente do que se fala. Ou seja, tem que se ler muito acerca da maçonaria, da sua história e das suas origens. E depois, e talvez o mais importante, temos que ter acesso testemunhal (embora privado e secreto) a maçons relapsos ou refractários. Não é qualquer idiota que pode escrever acerca da maçonaria.

2/ Este verbete começa por cometer o erro de confundir a tradição maçónica na Europa continental, por um lado, com a tradição maçónica nos Estados Unidos, por outro lado. Mas não só: comete um segundo erro ao afirmar que, nos Estados Unidos, a tradição e a regra católicas são diferentes daquelas emanadas do Vaticano.

3/ A ideia que grassa por aí, segundo a qual “a maçonaria não é religião”, não é evidente e clara: a maçonaria possui: templos; altares; código moral; rituais de adoração; vestimentas e apetrechos para os ritos; dias festivos; hierarquia; rituais de iniciação; rituais fúnebres; promessas de eterna recompensa e/ou punição.

Por amor de Deus, não venham com essa treta de que “a maçonaria não é uma religião”! Pode, a maioria das pessoas, não saber o conteúdo da religião maçónica — porque se trata de uma religião secreta, gnóstica e elitista, ao contrário do catolicismo que é uma religião pública ou aberta ao povo —, mas que tem a forma de religião, não tenhamos dúvidas.

Por isso, um católico que pertença à maçonaria não é um católico propriamente dito — porque se trata de uma contradição em termos. Seria a mesma coisa que alguém dissesse que um católico pode ser, simultaneamente, hindu ou muçulmano. Só um idiota defenderia tal tese.

maçonaria olho4/ Apesar do novo Direito Canónico de 1983 ter revogado a excomunhão de supostos católicos que frequentem lojas maçónicas, continua a proibir os sacramentos a esses “católicos” — independentemente de as lojas frequentadas serem “boas” ou “más”, “simpáticas” ou “antipáticas”, ou contra a Igreja Católica.

5/ A putativa condição de “crença num Deus monoteísta” para se pertencer a uma loja maçónica não se verifica na maçonaria europeia continental, em geral — e por isso é que o texto do escriba é falacioso. Compram-se uns livros ideologicamente formatados, lêem-se umas coisinhas na Internet, na Wikipédia ou nos jornais, e depois escrevem-se enormidades.

Nenhum maçon, com um grau superior a 5, chega a esse patamar da hierarquia maçónica acreditando no “Deus monoteísta”. O Deus monoteísta, pelo menos o Deus católico, não é o Demiurgo.

6/ Pelo texto do escriba, verificamos objectivamente a dificuldade em definir a maçonaria.

Não existe uma noção pública de Maçonaria. Não existe sequer uma noção do que representam os símbolos dos rituais maçónicos: alegadamente, “os símbolos rituais podem ser isto, podem ser aquilo, aqueloutro, e ainda, à vontade do freguês”. O ritual maçónico parece ser um conceito muito alargado.

¿ Será que as pessoas, ditas “inteligentes”, não se dão conta do problema subjacente ao secretismo maçónico implícito neste largo conceito de propósito dos rituais maçónicos? ¿ será que algumas pessoas pensam ?

7/ É claro que a maçonaria possui um conteúdo dogmático e normativo, que passa, em primeiro lugar e nos iniciados e graus mais baixos da hierarquia maçónica, pela aceitação de uma pretensa e ilusória autonomia do aventaleiro iniciado. “Com papas e bolos, se enganam os tolos”.

A putativa “autonomia” do iniciado faz parte da norma maçónica, pelo menos até até ao 3º grau; e essa norma maçónica é, em si mesma, dogmática, porque é um preconceito negativo que, por isso, não pode ser questionado.

A putativa “equidistância” da maçonaria em relação a “todas as religiões” escora-se na necessidade maçónica de proselitismo de base, no seio das elites da sociedade — embora as elites da maçonaria não sejam, de todo, “equidistantes de todas as religiões” — porque a maçonaria é, ela própria, uma religião.

Não é possível a neutralidade entre a não-neutralidade e a neutralidade. Essa “neutralidade maçónica” é apenas aparente e enganadora. A maçonaria é uma religião muito perigosa, também por outros motivos que não cabem aqui e agora.

10 comentários »

  1. Sobre a maçonaria seria bom que as pessoas lessem Albert Pike, Manly P. Hall, John Staymond e outros. Nos seus escritos eles explicam muito bem o que é a maçonaria, uma religião satânica do pior.

    Gostar

    Comentar por Filipe Crisóstomo (@Skedsen) — Quarta-feira, 6 Fevereiro 2013 @ 9:16 am | Responder

    • Pyke é satanista, mas dizer que todo e qualquer maçom é satanista porque tem um idiota que é satanista no meio, é generalizar pejorativamente e faltar com honestidade intelectual.

      Gostar

      Comentar por João Inocêncio Jr. — Quinta-feira, 30 Outubro 2014 @ 5:08 am | Responder

      • Dizer que “a maioria dos maçons não é satanista” é comparável a que se diga que “a maioria dos muçulmanos não é fundamentalista”.

        Porém, não estão em causa as pessoas, mas a doutrina e o sistema nos quais as pessoas estão integradas. Não está em causa “a maioria dos muçulmanos”, que são seres humanos como eu e você. O que está em causa é a essência da doutrina islamita exarada no Alcorão, por um lado, e por outro lado, o Islão como princípio de ordem política e não como religião propriamente dita.

        De modo semelhante, não estão em causa “a maioria dos maçons”, enquanto pessoas. O que está em causa é a essência da maçonaria que é luciferina por sua própria natureza.

        Gostar

        Comentar por O. Braga — Quinta-feira, 30 Outubro 2014 @ 6:39 am

  2. Para o Sr. Ir Lenhari, cujo comentário foi apagado:

    Vai apanhar onde apanham as galinhas! Quando chegar a hora de vos encostar ao paredão, vou-me oferecer como voluntário para a execução!

    Gostar

    Comentar por O. Braga — Segunda-feira, 30 Dezembro 2013 @ 3:47 pm | Responder

  3. De fato, é uma religião, mormente por “derrogar” os princípios da religião (falo pela minha, Cristã), para implantar os seus próprios princípios.
    Como cristãos tendemos a ser tolerantes, o que não deve ser justificativa para um cristão (católico ou não) para adotar a maçonaria, pois vai estar traindo os dogmas cristão, principalmente aquele que diz que antes de tudo, deve-se amar à Deus.
    Insta mencionar que os maçons são perseguidos tanto por comunistas quanto por islamitas, os mesmos que também perseguem aos cristãos autênticos, dentre esses , os católicos, que até hoje se fazem Mártires.

    Gostar

    Comentar por João Inocêncio Jr. — Quinta-feira, 30 Outubro 2014 @ 5:07 am | Responder

  4. Não sei se concordo ou não por ser religião pois tem próprios maçons que discordam dessa informação, por conta da seguinte afirmação:
    “A Maçonaria não é uma religião, pois o objetivo fundamental de toda sociedade religiosa é o culto a divindade.” (http://www.fraternidade.org.br/macom1.htm) Mas! No mesmo local dessa afirmação o mesmo que redigiu o texto afirma: “Os Maçons reúnem-se em um local ao qual denominam de Loja, e dentro dela praticam seus rituais. Estes são dirigidos por um Mestre Maçom experimentado, conhecido por Venerável Mestre. Suas cerimônias são sempre realizadas em honra e homenagem a Deus, ao qual denominam de Grande Arquiteto Do Universo, (G.’. A.’. D.’. U.’.).”
    Sinceramente é algo bastante controverso, e ao mesmo tempo bem discretos. São discretos, portanto não se pode afirmar nada, NADA, com a devida precisão de um perito. Só os próprios maçons se conhecem a fundo, e os mesmos (penso eu) devem ser discretos, até mesmo quando não pertencem mais ao meio.

    Gostar

    Comentar por Samira Narcizo (@Narcizoss) — Quarta-feira, 28 Outubro 2015 @ 11:55 pm | Responder

  5. Este deus “GADU” é de uma forma genérica, vaga, não é meu DEUS; e em questão de ser religião, vejo que a maçonaria tenta fazer com aquilo que Bíblia fala dos planos do antiCristo, que é o ecumenismo, a união das religiôes, uma só religião.

    Gostar

    Comentar por fleury alves — Quarta-feira, 25 Julho 2018 @ 6:10 pm | Responder

  6. Caramba, pra mim ficou muito claro, vc falou tudo!

    Gostar

    Comentar por Carlos Almeida — Quarta-feira, 3 Outubro 2018 @ 9:29 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.