perspectivas

Segunda-feira, 14 Janeiro 2013

O governo de Passos Coelho e a Síndroma de Impotência Adquirida (“learned helplessness”)

Filed under: Coelhismo,Passos Coelho,Pernalonga,Portugal — O. Braga @ 8:34 am

Em 1967, o psicólogo americano Martim Seligman fez uma experiência com cães e deduziu dela o conceito de “learned helplessness”, que podemos traduzir por Síndroma de Impotência Adquirida (SIA).

A experiência consistiu basicamente em submeter alguns cães, em situação de cativeiro, a maus tratos continuados, e observar a reacção dos cães a esses maus tratos. Seligman verificou que após um determinado tempo de maus tratos, os cães resistiam estoicamente, mas colocados perante uma situação em que poderiam escapar daquela situação de cativeiro e de maus tratos, não reagiam e não escolhiam livrar-se daquela situação. Ou seja, os cães acabavam por não encontrar uma solução para o problema dos maus tratos, mesmo que essa solução existisse de facto.

Testes posteriores com seres humanos demonstraram que a SIA também se aplica a seres humanos. Quando um ser humano, ou um grupo social, ou mesmo uma nação inteira, é submetida a maus tratos — como acontece hoje, por exemplo, na Grécia —, instala-se a Síndroma de Impotência Adquirida (“learned helplessness”), em que o humano deixa de responder às oportunidades que tem de sair dessa situação de desconforto, na medida em que interioriza uma perda de controlo sobre a situação em que se encontra.

Pensando que perdeu o controlo sobre a situação de sofrimento em que se encontra, o humano concentra todas as suas forças apenas na resistência estóica à agressão a que está a ser sujeito, deixando escapar todas as oportunidades que possam surgir e que permitam que ele saia daquela situação de desconforto e mesmo de sofrimento extremo.

O governo de Passos Coelho obedece a um esquema sócio-psicológico da Síndroma de Impotência Adquirida (“learned helplessness”) aplicado a uma grande parte do povo português. Mediante uma política de maus tratos continuados em relação a vários segmentos sociais da população, pretende-se criar um sentimento de resignação perante a agressão e, mais importante, pretende-se que os agredidos — a maioria do povo — deixem de pensar em situações alternativas que permitam escapar à situação de agressão continuada de que estão a ser vítimas.

O que está a ser feito ao povo português, assim como ao grego (mas não ao povo irlandês, que está a ser poupado, por razões étnicas e culturais), é a aplicação do Síndroma de Impotência Adquirida (“learned helplessness”) a uma nação inteira. O governo de Passos Coelho é apenas o instrumento da aplicação dessa estratégia sócio-psicológico da Síndroma de Impotência Adquirida.

Clique na imagem para ler o artigo

Clique na imagem para ler o artigo

Anúncios

1 Comentário »

  1. Concordo totalmente e apenas me resta salientar que começou com o desgoverno de Sócrates! A experimentação teve início com a classe dos professores no básico e secundário!

    Gostar

    Comentar por Ana Pereira — Terça-feira, 15 Janeiro 2013 @ 1:52 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.