perspectivas

Terça-feira, 18 Dezembro 2012

O conservadorismo e as elites do Iluminismo

Filed under: cultura — O. Braga @ 2:28 pm
Tags: , ,

Este texto coloca a questão de como fugir à armadilha lógica clássica da dialéctica hegeliana: se alguém vive hoje, em princípio não pode fugir à lógica da dialéctica de hoje; alguém que vive hoje, não pode, em princípio, viver como se vivesse, por exemplo no século XVII. Esse alguém está, supostamente, sujeito ao mecanismo imanente das teses, antíteses e sínteses da dialéctica hegeliana de hoje. E neste sentido, levanta-se o problema: ¿como se pode ser conservador, hoje?

Vamos retirar deste discurso o exclusivismo habitual do conservador brasileiro que adora identificar-se com os Estados Unidos. Povos, como por exemplo, o indiano e outros, são, em geral e hoje, muito mais conservadores — no sentido da cultura antropológica — do que o povo brasileiro. O conservadorismo não é sequer exclusivo do Ocidente. Por exemplo, o Cristianismo em África produziu uma experiência conservadora actual notável!

Por outro lado, não devemos confundir as elites, políticas e outras, com os respectivos povos.

Ora, são as elites que impõem à sociedade o mecanismo da dialéctica hegeliana em cada Zeitgeist — e não os povos. Esse mecanismo dialéctico, imposto pelas elites aos povos, é (na modernidade) em grande parte fictício e produto do racionalismo iluminista, e não necessariamente produto de racionalidade. Isto significa que toda a ideia ou ideologia imposta dialéctica e coercivamente aos povos, sem ser legitimada pela Experiência da História, pelo Direito Natural e pela Lei Natural (que são os pilares estruturais do conservadorismo), acabará por cair em desgraça logo que a força bruta do Estado enfraqueça num determinado momento futuro. E isto aplica-se em qualquer parte do mundo, porque é impossível alterar a natureza fundamental do ser humano.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: