perspectivas

Sábado, 15 Dezembro 2012

Husserl (1)

Filed under: filosofia — O. Braga @ 3:56 pm
Tags: , ,

A matança ocorrida na cidade de Newton, nos Estados Unidos, sugeriu-me que escrevesse aqui alguma coisa acerca da fenomenologia de Husserl. Não é fácil.

husserl webEm primeiro lugar, não é fácil porque o próprio Husserl passou a vida inteira a mudar de opinião — o que é natural, porque quem pensa toda uma vida e não muda de ideias em pequenos detalhes, é burro. Em segundo lugar, porque a fenomenologia de Husserl é, ela própria, fenomenológica, o que pode induzir, em alguns espíritos, um raciocínio circular. E depois, não é fácil traduzir alguns conceitos de Husserl de forma a não tornar este, e outros verbetes, herméticos.

A originalidade de Husserl consiste, desde logo, em não ter sido retrófobo. A partir da revolução burguesa de 1789, a retrofobia tornou-se o ex-libris da forma de pensar na Europa e no Ocidente. Por isso é que, por exemplo, romances escritos actualmente e que se baseiam em grandes obras clássicas de literatura, têm muito sucesso — embora esses clássicos praticamente não sejam hoje lidos, muitas vezes devido a pura retrofobia.

Ao não ser retrófobo, Husserl foi buscar o conceito medieval e escolástico de intencionalidade, e partir deste conceito, construiu algo de novo em filosofia, embora muito do pensamento de Husserl tenha ligações, ou tenha ido “beber” em fontes dos filósofos místicos medievais como por exemplo, o Mestre Eckhart. Como podemos verificar, a filosofia medieval não é tão despicienda quanto se possa julgar…

Muita gente pergunta como foi possível a um ser humano pegar em armas e matar intencionalmente vinte crianças que estavam na escola. Só podemos dar uma resposta cabal a esta pergunta meditando sobre a fenomenologia e, por isso, sobre a consciência, o mundo, e a intencionalidade na acção. É isso que vou procurar fazer no próximo verbete sobre este assunto, procurando palavras fáceis e noções acessíveis.

[ continua ]

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: