perspectivas

Quarta-feira, 12 Dezembro 2012

Cientismo: do Positivismo ao anti-Positivismo

A permeabilidade da ciência ao cientismo é hoje bem patente. Acontece, porém, um fenómeno novo: o cientismo, hoje, não é apenas Positivismo puro e duro: é também, hoje, a expressão (em termos gerais) da manipulação da ciência positivista por parte da política e/ou das religiões políticas.

Por exemplo, se convém à política e a determinadas ideologias políticas, a propalação de uma crença escatológica e secularista, então os dados estatísticos e científicos são manipulados — como aconteceu recentemente em Inglaterra — no sentido de demonstrar a validade da escatologia (ou de outra teoria política qualquer), milenarista mas secularista, do aquecimento global. No caso do milenarismo escatológico do aquecimento global, e de forma semelhante ao milenarismo clássico, a escatologia é imanente. Estamos em presença de uma religião política.

A ciência positivista começou por transformar a ciência na própria política (religião política imanente). Mais tarde, filósofos como por exemplo Eric Voegelin e Karl Popper demonstraram o absurdo do Positivismo entendido como uma religião política. Hoje, assistimos a um fenómeno novo, que consiste na manipulação directa, por parte das religiões políticas imanentes, do próprio Positivismo.

O supracitado torna-se evidente na discussão que existe no blogue Rerum Natura acerca do reconhecimento ou não, por parte do Estado, da homeopatia. Por exemplo, David Marçal segue o senso-comum e o bom-senso que distingue o objectivo, do subjectivo — o que não significa que o objectivo tenha que ofuscar o subjectivo, como defende o Positivismo. E, por outro lado, temos a expressão deste novo cientismo em Desidério Murcho, em que o subjectivo se impõe ao objectivo segundo o desiderato de determinadas religiões políticas liberais gnósticas que radicalizam o conceito de autonomia do indivíduo.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.