perspectivas

Domingo, 9 Dezembro 2012

É preciso ter cuidado com aquilo que lemos acerca de algumas celebridades

Leio aqui que uma “biografia” acerca de Alfred Hitchcock publicada por um tal Donald Spoto apresenta o cineasta recusando a religião no leito de morte. Porém, um Padre de seu nome Mark Henninger — na altura, 1980, um jovem Padre — assume publicamente ser testemunha ocular da falsidade da informação do tal Donald Spoto publicada no seu livro.

alfred hitchcock daguerre webSegundo o testemunho pessoal e ocular do Padre Henninger, este deslocou-se várias vezes durante o ano de 1980 — o ano da morte de Alfred Hitchcock, que teve uma educação católica — à mansão do cineasta inglês em Bel Air, na Califórnia, para celebrar missa a seu pedido. As missas em casa de Hitchcock eram celebradas aos Sábados ao fim da tarde. Numa das últimas missas que o Padre Henninger celebrou antes da morte do cineasta, Alfred Hitchcock chorou durante a comunhão.

No entanto, verificamos que pessoas com uma pretensa autoridade de direito mentem amiúde e escrevem muita coisa que não corresponde à verdade — como é o caso da pretensa “biografia” de Donald Spoto. Outro caso semelhante foi a publicação, há meses, de uma “biografia” do Mahatma Gandhi, escrita por um inglês obscuro manifestamente ligado ao movimento político LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros], que descreveu Gandhi como bissexual activo.

O problema destas “biografias” apócrifas é que contribuem para a “espiral do silêncio” lançada nos me®dia: a mentira entranha-se na opinião pública como ferrugem em ferro velho. Uma biografia não é um romance em que podemos fabricar factos para garantir sucesso de vendas.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: