The internet is a new lifeform that shows the first signs of intelligence. So says brain scientist and serial entrepreneur Jeff Stibel.
via BBC – Future – Technology – Will the internet become conscious?.
A BBC (Bolshevik Broadcasting Corporation) traz esta pequena notícia que “é mais do mesmo”: cientismo que é incapaz de discernir entre Razão (consciência), por um lado, e processo conhecimento (ciência), por outro lado. Consciência é uma coisa; outra coisa, bem diferente, é ciência; e ainda outra coisa é a insciência da “ciência” actual.
Talvez tenha chegado o momento de “desenterrar” um velho conceito de Kant que a filosofia tinha considerado obsoleto: o conceito de Entendimento.
O que se passa hoje, com a “ciência”, é que esta já não consegue saber a diferença entre “consciência” e “conhecimento”; e por isso, já não tem a noção da diferença entre Razão, por um lado, e Entendimento, por outro lado. Exactamente porque já não tem consciência desta diferença, a “ciência” deixou de discernir as regras que devem determinar o Entendimento (“Em ciência vale tudo, até arrancar olhos!” — Feyerabend).
Para a “ciência”, o Entendimento passou a ser a própria Razão, uma vez que a “ciência” confunde e mistura as regras “a priori” do conhecimento com o próprio processo de conhecimento. E a Razão deixou, por sua vez, de existir, uma vez que foi substituída totalmente pelo Entendimento. Hoje, a “ciência” é irracional.
AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.