perspectivas

Segunda-feira, 26 Novembro 2012

O Neoliberalismo combate o Estado, mas depende do Estado para combater o Estado

Os insurgentes explanam aqui sobre o conceito de Neoliberalismo, não como uma teoria económica, mas como uma ideologia política — porque o “desprezo” do Neoliberalismo pela política é uma componente central da ideologia política neoliberal. E mais: o Neoliberalismo, desprezando o Estado, não pode vingar, como ideologia política, sem o Estado: estamos em presença de uma ideologia parasitária e auto-contraditória, à semelhança do marxismo (embora o marxismo tenha outro tipo de contradições).

Os actuais ideólogos da “economia de mercado” não defendem o mercado, coisa nenhuma; porque rebelando-se radicalmente contra o Estado, não reconhecem uma coisa tão simples como esta: qualquer mercado é sempre regulado por um qualquer Estado, mesmo que não exista grande regulação: mesmo a falta de regulação do mercado por parte do Estado é uma forma de regulação que depende das leis emanadas do Estado.

É neste sentido que o Neoliberalismo é parte do movimento revolucionário. As ideologias de António Borges (Goldman Sachs) e a de Francisco Louçã (Internacional Comunista) são duas faces da mesma moeda.

Resumidamente, podemos encontrar os rastos ideológicos do Neoliberalismo em quatro fontes ideológicas, das mais recentes para as mais antigas: 1/ uma certa interpretação da teoria de Hayek; 2/ a adopção do Objectivismo de Ayn Rand; 3/ o individualismo antropocêntrico ideológico de Nietzsche; 4/ a adopção ad Litteram das ideias do Marginalismo do século XIX.

No meio desta mistela ideológica que sustenta uma certa visão de sinificação da economia global, o liberalismo clássico permanece apenas como um “ruído de fundo” da ideologia neoliberal.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] Parte I […]

    Gostar

    Pingback por O Neoliberalismo combate o Estado, mas depende do Estado para combater o Estado (2) « perspectivas — Segunda-feira, 26 Novembro 2012 @ 8:39 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.