perspectivas

Sexta-feira, 23 Novembro 2012

¿O que é uma “teoria da conspiração”?

Normalmente, quando nos referimos às reuniões secretas do grupo de Bilderberg, inferimos que aquela gente poderosa reunida decide os destinos da humanidade a seu bel-prazer. Perante esta inferência, muita gente, como por exemplo Pinto Balsemão, atribui-lhe o epíteto de “teoria da conspiração” e defende a ideia de censura da “desinformação” na Internet. E chegamos a um ponto em que tudo o que não convém que se conste na opinião pública é apodado de “teoria da conspiração”.

O epíteto de “teoria da conspiração” tem a mesma função cultural do epíteto de “homófobo”: pretende atirar para o limbo da não-discussão aquilo que deve ser discutido. Quando alguém diz que determinada hipótese é “teoria da conspiração”, o assunto fica encerrado e não se fala mais nisso.

O que separa uma “teoria da conspiração”, propriamente dita, de uma tese, é a sua credibilidade.

Dou um exemplo de alguém que colocou a seguinte mensagem no Facebook:

A fotografia de satélite a que a pessoa faz referência é esta:

Como a própria pessoa escreveu, a fotografia é tirada com o canal digital de infra-vermelhos que pode representar várias escalas, e não só o ciano. Utilizando um programa digital de tratamento de imagens, cheguei às seguintes fotografias:

A conclusão é a de que a teoria da referida pessoa é possível, mas não possui verosimilhança. E quando uma teoria não possui verosimilhança, embora sendo possível, é uma “teoria da conspiração”. A verosimilhança consegue-se mediante a apresentação de factos que fundamentem a credibilidade da teoria. Neste caso, não existem factos, mas apenas hipóteses ou possibilidades.

Já o mesmo não se passa com as reuniões secretas do grupo de Bilderberg: existem factos que fundamentam uma tese credível, embora não possamos ter a certeza da verdade dessa tese.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: