perspectivas

Quarta-feira, 21 Novembro 2012

O filósofo ateu Thomas Nagel coloca em causa o naturalismo darwinista

Filed under: Ciência,cultura,Darwinismo,filosofia,Livros — O. Braga @ 9:19 am
Tags: , ,

Thomas Nagel é um filósofo ateísta que lançou recentemente o seu último livro: “Mind and Cosmos: Why the Materialist Neo-Darwinian Conception of Nature Is Almost Certainly False”.

Já mandei vir o livro em inglês, e a aconselho aos escribas do blogue Rerum Natura que façam o mesmo. Afinal, o seu preço não chega a 20 Euro. Tratando-se um filósofo ateu, pode ser que o preconceito anti-religioso do Rerum Natura seja ultrapassado e leiam o livro. Oremos.

Entretanto, já estive a ler a crítica ao livro. Na sinopse da Amazon, pode-se ler (tradução livre):

“A abordagem materialista moderna ao fenómeno da vida não conseguiu efectivamente explicar as características centrais da mente e do nosso mundo como, por exemplo, a consciência, a intencionalidade, o significado, e o valor. Este falhanço em lidar com um fenómeno tão intrínseco à natureza como é a mente, é um problema primordial que ameaça a denúncia da mundividência naturalista, estendendo-se à biologia, teoria evolucionista, e à cosmologia.”

O que Thomas Nagel coloca em causa, em relação ao naturalismo darwinista, é grosso modo o que toda a gente minimamente inteligente tem colocado em causa: 1/ o alegado facto darwinista segundo o qual a “evolução processa-se através de mutações genéticas aleatórias e não guiadas por qualquer inteligência, e mediante pequenos passos”; 2/ o alegado facto darwinista segundo o qual a vida surgiu espontaneamente da matéria inerte e inorgânica.

Porém, tratando-se de um filósofo ateu, a dimensão do cepticismo racional de Nagel assume proporções de “escândalo herético” que nunca tiveram com outra obra do género publicada anteriormente. O ateu Thomas Nagel diz que “o rei vai nu”, e que a ideologia política naturalista e cientificista pretende erradicar o senso-comum dos povos da Terra.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: