perspectivas

Quarta-feira, 8 Agosto 2012

Rui Rio está fora de moda

Filed under: A vida custa,cultura,politicamente correcto — O. Braga @ 8:47 pm
Tags:

Há uma diferença entre filho-da-puta e filho-de-puta. A primeira expressão é um insulto genérico tradicional e que não ofende necessariamente a mãe do dito-cujo; a segunda expressão tem um peso genealógico porque tem rigorosamente como destinatários expressos a mãe e o filho, para além, implicitamente, a família toda.

Chamar filho-da-puta a alguém é equivalente, por exemplo, a chamar-lhe cabrão, ou cornudo. Tradicionalmente, não deixa de ser um insulto, mas não tem a intencionalidade de macular a imagem e a reputação da família do sujeito, e de colocar em causa a sua árvore genealógica, tal como, em contraponto, a segunda expressão do termo já transporta consigo.

Hoje em dia, chamar cornudo ou cabrão a alguém não pode já ser considerado um insulto. A juíza que julgou o caso Rui Rio versus revista “Guia do Porto” só pode ser reaccionária.

Hoje, e perante o progresso da nossa sociedade, ser-se cabrão e cornudo são qualidades, e não defeitos. Por exemplo, a proposta de lei da Esquerda — incluindo o Partido Socialista — a apresentar em Setembro próximo de legalização da adopção de crianças por duplas de avantesmas, institui o filho-de-puta como um modelo de valor positivo a celebrar na nossa sociedade. Ser filho-de-puta vai passar a ser um direito irrevogável e não negociável.

Por isso, a lei penal deve ser revista. Deverá ser introduzida uma alteração no sentido de penalizar quem chame outrem de “filho-da-mãe” — este sim, deverá passar a ser um insulto da maior gravidade.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: