perspectivas

Sexta-feira, 27 Abril 2012

A dialéctica de Hegel é anacrónica

A característica fundamental da dialéctica de Hegel — que marcou a filosofia [materialismo, existencialismo], a política [por exemplo, Karl Marx, Adorno e a Escola de Francoforte], e até a religião [por exemplo, a Nova Teologia de Bonhoeffer, ou a teologia da libertação, no Brasil] — é a ideia de que “o Todo é igual à soma das Partes”.

Se se destruir o pressuposto da dialéctica de Hegel — ou seja, o princípio baseado em Lavoisier, segundo o qual o Todo resulta da soma das Partes —, então todo o edifício ideológico da dialéctica hegeliana cai estrondosamente.

O movimento triádico — tese, antítese e síntese —, que é a base da dialéctica de Hegel, aplica-se também à sociedade na medida em que impede que se conceba o todo [social] organicamente e segundo o princípio de que “o todo é mais do que a soma das partes”.

[o princípio da dialéctica hegeliana opõe-se, por sua própria natureza, à concepção orgânica do Todo; a “síntese” hegeliana é apenas o processo de transformação da matéria segundo Lavoisier]


Se podemos falar em um holismo em Hegel, é contudo um holismo segundo Lavoisier: “na natureza, nada se cria, nada se perde e tudo se transforma” — sendo que “natureza” é aqui entendida como sendo restrita à matéria , ou seja, a matéria entendida como sendo restrita a tudo aquilo que tem massa e resulta da entropia da gravidade. Em Hegel, embora a Totalidade não seja uma classe de elementos que se deixe definir — como é normal na lógica — mediante a colecção de todos os elementos que a constituem; contudo, Hegel também exclui que exista algum factor exógeno ao sistema [à soma das partes] que desempenhe uma qualquer função [o que me parece uma contradição fundamental].


A maior parte dos intelectuais ainda não se apercebeu de que Hegel é hoje obsoleto. Não se trata aqui de gostar de Hegel ou não gostar: trata-se de constatar uma situação objectiva e verificada.

O fundamento da lógica de Hegel que substancia a dialéctica hegeliana é, hoje, tão válida como a teoria de Kepler sobre o sistema solar que foi substituída pela teoria de Newton e que, por sua vez, foi substituída pela teoria de Einstein; e mesmo esta última já foi colocada em causa em muitos dos seus aspectos pela física quântica [chama-se a isto “processo de aproximação à verdade”].

Existe hoje um fenómeno cultural curioso que é o facto de as pessoas se agarrarem à dialéctica hegeliana como se de uma tábua de salvação se tratasse, mesmo sabendo que se tornou anacrónica. Este fenómeno cultural é eminentemente religioso [religião política imanente] e, por isso, não é propriamente uma questão filosófica no sentido estrito.

A física, através da matemática formal, mas também através da pura observação dos factos, chegou já à conclusão de que o Todo é mais do que a simples soma das Partes, no sentido em que existe um qualquer factor exógeno a um determinado sistema que o torna único ou peculiar [Holismo Físico]. Gödel chegou à mesma conclusão embora por outra via. E, por exemplo, já na década de vinte do século passado, David Bohm demonstrou esta tese.

Se se destruir o pressuposto da dialéctica de Hegel — ou seja, o princípio baseado em Lavoisier, segundo o qual o Todo é restrito à soma das Partes —, então todo o edifício ideológico da dialéctica hegeliana cai estrondosamente.

Mas as pessoas não querem acreditar que a sua mundividência se tornou obsoleta: continuam em estado de negação.

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