perspectivas

Quarta-feira, 4 Abril 2012

O “efeito Paulo Portas” no CDS/PP (3)

Filed under: A vida custa,Esta gente vota — O. Braga @ 1:05 pm
Tags: , ,

Eu não sou militante do CDS/PP [nem de qualquer partido] e talvez por isso tenha uma visão, senão mais objectiva, pelo menos diferente da de alguns militantes do CDS/PP. Temos aqui um militante do CDS/PP que faz propositadamente uma confusão de conceitos:

“O meu CDS é um partido em que alguns são Conservadores ( acreditam que cada cultura tem as suas soluções óptimas), alguns são Liberais ( querem um estado regulador mas não intervencionista) e outros são Democratas Cristão ( querem um conjunto de politicas em que a doutrina social da igreja é o que orienta a sociedade).
Alguns de nós são as três coisas já que elas não se excluem mas a maioria é só uma ou duas delas. Alguns de nós são mais liberais durante uma certa altura da vida e mais conservadores noutra altura…”

O escriba contrapõe os conservadores ao liberais por razões diferentes. Seria como se eu dissesse que ser comunista, por um lado, e não ser comunista, por outro lado, se deve a uma causa diferente e incomum nos dois casos; ou, por outras palavras: por exemplo, seria como se se dissesse que “ser comunista ou não, nada tem a ver com o marxismo”.

Para o escriba, ser conservador tem a ver estritamente com a cultura; e ser liberal tem a ver com a economia. E portanto, conclui o escriba, não tem nada a ver uma coisa com a outra, nem se pode contrapor um conservador a um neoliberal. E, por outro lado e segundo o escriba, o democrata-cristão é coisa diferente do conservador.

Vemos ali um exemplo concreto de como o CDS/PP de Paulo Portas está a ser sujeito a uma espécie de golpe-de-estado. Paulo Portas desempenha uma função semelhante à dos mencheviques na estratégia da “tenaz de Lenine”: fecha à direita o ideário de esquerda.

A ler: Por que não sou liberal.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: