perspectivas

Quinta-feira, 29 Março 2012

A contradição do imperativo categórico de Kant

Filed under: ética,Ut Edita — O. Braga @ 7:22 pm
Tags: ,

O imperativo categórico pode ser explicado, grosso modo, da seguinte forma: segundo Kant, não é permitido mentir, por exemplo, porque a mentira considerada como uma lei geral — “todos podem mentir” — significaria o fim de qualquer comunicação humana [de facto, é isto que está acontecer com os me®dia e com a política actuais: assistimos hoje ao advento do fim da comunicação humana].

Se o meu comportamento se orientasse por uma norma que me permitisse mentir sempre que quisesse, então todos os outros seres humanos teriam o mesmo direito de o fazer. No entanto, se todos podem mentir, não se acredita em ninguém e nenhum mentiroso alcança o seu objectivo.

Até aqui, Kant está correcto. Aplicada a todos os seres humanos de uma forma consequente, a máxima da mentira permitida, anula-se a si própria.

Porém, eu não sou, de modo algum, inconsequente se prefiro que os outros sigam as regras que eu próprio não gostaria de seguir. Se minto sempre que me apetece, mas desejo que todos os outros digam sempre a verdade, na minha qualidade de grande oportunista, sou, em certa medida, perfeitamente consequente com a aplicação do imperativo categórico de Kant.

Anúncios

1 Comentário »

  1. […] Portanto, para além de que não devemos subordinar os nossos interesses a um código moral de “negociação eternamente provisória”, o método discursivo hipoteca o futuro da sociedade através de decisões tomadas hoje por uma elite. O método discursivo de Habermas não resolve o problema ético da sociedade, porque um putativo consenso provisório não obriga o oportunista a abdicar do princípio da prioridade e da aprioridade do interesse próprio. Uma coisa muito parecida passa-se com o imperativo categórico de Kant. […]

    Pingback por A economia de tipo “método discursivo” « perspectivas — Quinta-feira, 29 Março 2012 @ 7:24 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.