perspectivas

Segunda-feira, 6 Fevereiro 2012

A imediatização do lucro e a decadência do Neoliberalismo: um problema ético

Filed under: cultura — O. Braga @ 1:52 pm
Tags: , ,

“É verdade que, como seria de esperar, países com maiores défices primários acabam por apresentar spreadsmais elevados nos seus CDS. Mas, por outro lado, parece haver uma influência reduzida nos CDS das expectativas para os défices públicos, a sustentabilidade da dívida e o crescimento económico no curto prazo, em contrapartida com um impacto muito significativo do crescimento económico registado no presente.

via Afinal é o crescimento no curto prazo o que preocupa os mercados – Economia – PUBLICO.PT.

A preocupação excessiva dos mercados com a forma como as economias reagem no curto prazo é uma das características do capitalismo neoliberal — porque o capitalismo nem sempre foi predominantemente neoliberal. Por mais estranho que possa parecer, este fenómeno das expectativas a curto prazo tem raízes culturais, e por isso, éticas. Muita gente não se dá conta de que o capitalismo se está a esboroar por culpa própria, porque se afastou da sua matriz cultural tradicional.

As pessoas habituaram-se aos proventos rápidos; querem as coisas aqui e agora. Há 40 anos, um bom investimento pagava-se a si próprio a fim de 5 anos; há 20 anos, um bom investimento pagava-se em 3 anos; e hoje, deve pagar-se em menos de 1 ano, para depois começar a ser rendimento puro, sem a despesa de investimento. E os governos de alguns países com o poder político, económico e financeiro centralizados e controlados pelo Estado, como é o caso da China, compreenderam este fenómeno cultural (e ético) do Ocidente de imediatização do lucro que caracteriza a decadência do capitalismo neoliberal; e por isso, alimentam-no em proveito próprio.

Por outro lado, o Neoliberalismo está a acabar com os valores indispensáveis ao capitalismo tradicional: uma cultura cívica, a instituição do casamento natural, a honestidade no trabalho dedicado, e a religião. Todos estes valores que fundamentavam o capitalismo tradicional e o “American Way of Life” estão em decadência, graças ao capitalismo neoliberal do lucro “aqui e agora, já!”

Hoje, quem for a favor do capitalismo não pode ser neoliberal.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: