perspectivas

Sexta-feira, 22 Julho 2011

Parece que existem “pressões europeias” para a construção do TGV

Clique na imagem



Esta notícia é estranha: pode ser genuína ou “encomendada” pelo actual governo liderado pelo Partido Social Democrata.

“Em política, o que parece, é” — lá dizia o António —; e parece que o CDS/PP é contra o TGV; mas também parece que o PSD do Pernalonga não é contra. Portanto, esta notícia pode perfeitamente ter sido encomendada pelo PSD do Pernalonga.

O TGV não tem rentabilidade económica num país pequeno como é Portugal. Mesmo em Espanha, o governo do sapateiro já foi obrigado a fechar algumas linhas do TGV porque os prejuízos acumulam-se. O que se deve fazer em Portugal é melhorar as linhas ferroviárias já existentes, como por exemplo, o Alfa Pendular.

Num país endividado até ao tutano, é estranho que aqueles que detêm a dívida do país (a União Europeia), ainda o queiram endividar mais. Ademais, o problema não é só o endividamento decorrente da construção do TGV: o problema é também o “elefante branco”, com o défice de exploração, que se vai criar e que vai endividar as nossas gerações futuras, e tudo em nome de interesses e negociatas inconfessas.

Perante esta notícia, das duas uma: ou o PSD do Pernalonga vem a terreiro reafirmar a sua intenção de cancelar definitivamente a construção do TGV, ou temos uma segunda edição do governo de José Sócrates.

1 Comentário »

  1. Já olhava com outros olhos para a ligação ferroviária Lisboa Madrid e Porto Vigo se a tecnologia, as peças e as carruagens, fossem desenvolvidas por empresas portuguesas e os custos baixassem em 40% . É claro que um TGV desenvolvido desta maneira só estaria concluído em 15 anos. Tudo bem planeado e 99% produto nacional. Se decidirmos importar tudo pré-fabricado é o maior erro da história portuguesa, acima do Europeu de Futebol e da Expo 98.

    Gostar

    Comentar por David Delfim Azevedo — Sexta-feira, 22 Julho 2011 @ 11:20 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: