perspectivas

Domingo, 3 Julho 2011

Parece que Luís Filipe Menezes e a Câmara Municipal de Gaia, gostam de abater as árvores da cidade

Qualquer dia, quando quisermos explicar a uma criança o que é uma árvore, teremos que levá-la a um sítio parecido com o Parque Biológico de Gaia. Não sei até que ponto a manutenção de parques biológicos como o referido não contribui para o agravamento do problema da desarborização das cidades, na medida em que os próprios parques têm interesses instalados na sua manutenção e promoção.

Esta árvore que se encontra em frente a minha casa vai ser abatida por decisão do Parque Biológico da cidade de Gaia. A junta de freguesia de Santa Marinha colocou um edital (ver foto abaixo) na passada Quinta-feira (30 de Junho de 2011), anunciando o abate da árvore para a Segunda-feira seguinte — amanhã, portanto, dia 4 de Julho. A junta de freguesia de Santa Marinha não deu tempo sequer que alguém pudesse interpor, em tribunal, uma providência cautelar contra o abate da árvore, o que revela, de facto, má-fé.

Edital da JF colocado dia 30 de Junho


O parque biológico de Gaia alega razões científicas para o abate da árvore. Pode ser. Porém, também é verdade que um dos vizinhos, já há algum tempo, interpôs uma providência cautelar no tribunal de Gaia contra a presença da árvore naquele local. Portanto, não me admira nada que a Câmara Municipal de Gaia, liderada por Luís Filipe Menezes do PSD do Pernalonga, tenha chegado a acordo com o tal vizinho a quem a árvore incomoda.

A árvore é uma mirtácea (da família botânica das Myrtaceae , e não um “eucalipto” vulgar, como o edital da junta de freguesia refere), semelhante às mirtáceas que existem, por exemplo, no jardim botânico de Coimbra.

Portanto, o abate da árvore é um facto consumado pela pressa demonstrada pela Câmara Municipal de Gaia em fazê-lo. Por vezes, o crime compensa. Porém, o desrespeito pela gente que mora nesta zona não vai compensar os interesses privados inconfessos. Vemos na foto em baixo uma rua adjacente (a Rua Hermengarda Seabra), onde não existe uma só árvore na via pública — as árvores que existem estão dentro das moradias. Parece que Luís Filipe Meneses, e o Partido Social Democrata que governa a Câmara Municipal de Gaia, têm horror às árvores…

Rua sem uma árvore..:!

Já que a mirtácea secular vai abaixo porque incomoda alguém muito importante, teremos que exigir que sejam plantadas, não só uma, mas muitas árvores nesta zona! E não me importo de votar e fazer campanha política neste blogue, nas próximas eleições autárquicas, pelo Bloco de Esquerda ou pelo Partido Comunista, porque não posso admitir que um bando de idiotas transforme uma cidade em um deserto de betão armado e alcatrão.

8 comentários »

  1. Será interessante descobrir o que incomoda o sujeito, será a sombra da arvore ??!? não era mais fácil, em pleno meio dia, ele andar no sol por ai, já que parece gostar tanto.

    Gostar

    Comentar por Shamtia Ayomide — Domingo, 3 Julho 2011 @ 7:51 pm | Responder

  2. Boa tarde. Como saberá, Vila Nova de Gaia tem feito um esforço em criar espaços verdes. Podiamos dar-lhe um sem número de exemplos.
    A decisão de se abater a árvore foi difícil. No entanto, face à parte morta do “Colo” e ao seu grande porte implicam riscos para as pessoas. Não só as que vivem ao lado, como também todas as que por lá passam, a pé, em transporte próprio ou em transporte público.
    Se falasse com o Sr. Joaquim Leite, Presidente da Junta de Freguesia, ele explicar-lhe-ia melhor os riscos e certamente ia consigo ao local.
    Considero que a acusação que faz é sinal de um facilitismo que não condiz com a realidade.
    Mas está sempre a tempo, caso o pretenda, de aceitar o convite que lhe faço, desde já, de fazer um pequeno périplo, não só por Santa Marinha, mas também por Vila Nova de Gaia para conhecer os espaços verdes que foram recuperados, os que foram recentemente inaugurados e os que serão, a curto prazo construídos.
    Com os melhores cumprimentos.
    Abílio Leite
    abilioleite@gmail.com

    Gostar

    Comentar por abilioleite — Terça-feira, 5 Julho 2011 @ 6:06 pm | Responder

    • Não ponho em causa a possibilidade de a árvore estar doente, porque eu não posso objectivamente saber se está ou não: apenas posso acreditar ou não acreditar (trata-se de uma questão de fé) que esteja doente, a julgar por aquilo que se diz.

      O que sei, e isto já é objectivo, é que existe uma providência cautelar em tribunal contra a presença da árvore naquele local; isto é um facto objectivo.

      Também sei que a folhagem da árvore nunca foi tão viçosa como está agora — o que aliás se pode ver na fotografia. Isto também é um facto objectivo.

      Todos nós também sabemos que uma opinião dita “científica” pode ser forjada para servir interesses particulares. Não seria a primeira vez que isso pudesse acontecer.

      Dado que o corte da árvore parece ser um facto consumado, fico à espera de constatar, na prática e em concreto, aquilo que vão fazer com aquele espaço.

      Cumprimentos.

      Gostar

      Comentar por O. Braga — Terça-feira, 5 Julho 2011 @ 6:21 pm | Responder

  3. Entretanto, ontem foram lá para se cortar a árvore. Contudo, ao mostrarem ao Sr. Joaquim Leite a parte onde a árvore estaria oca, tal não se verificou. Assim, o Sr. Joaquim leite, deu indicações para não se cortar, visto que o pressuposto de a árvore estar doente não se verificava.
    Ponto final.
    No entanto, não deixa de ser preocupante a dimensão da árvore. Terá que ser feita uma poda de reequilíbrio da árvore.

    Gostar

    Comentar por abilioleite — Quarta-feira, 6 Julho 2011 @ 6:26 pm | Responder

  4. Concordo TOTALMENTE com a poda da árvore! Inclusivamente é EVIDENTE que é necessário diminuir a sua copa. Mas deixem-nos ficar a árvore, por favor…

    Gostar

    Comentar por O. Braga — Quarta-feira, 6 Julho 2011 @ 6:54 pm | Responder

  5. […] A coligação PSD + CDS/PP, que governa a Câmara Municipal de Gaia, ganhou neste blogue um inimigo fidagal. […]

    Gostar

    Pingback por O PSD e o CDS/PP de Vila Nova de Gaia vão pagar isto com língua de palmo « perspectivas — Sexta-feira, 8 Julho 2011 @ 12:40 pm | Responder

  6. […] Parece que Luís Filipe Menezes e a Câmara Municipal de Gaia, gostam de abater as árvores da cidad… […]

    Gostar

    Pingback por Abate de eucalipto na Rua Augusto Gomes — carta de um munícipe ao Parque Biológico de Gaia « Observatório de Gaia — Sábado, 9 Julho 2011 @ 6:35 pm | Responder

  7. O eucalipto não incomodava ninguém e ao contrário do q dizem, não estava doente!Tratava-se de uma árvore mirtácea rara e admirada pelas gerações que com ela cresceram, como é o meu caso. Neste momento o local ficou sem graça e sem oxigénio. o SR PRESIDENTE FILIPE MENEZES QUE TANTO ADMIRO PELAS SUAS REQUALIFICAÇÕES URBANISTICAS DESAPONTOU-ME! A CRIATURA QUE INCENTIVOU À DEMOLIÇÃO É INSENSIVEL E PELOS VISTOS TODO EM REDOR O INCOMODA, AO PONTO DE IMPLICAR COM UM SER INDEFESO, “A ÁRVORE”.ENFIM!!! VAMOS PROTEGER O AMBIENTE, PLANTEMOS UMA ÁRVORE!

    Gostar

    Comentar por Nessaf Sousa — Segunda-feira, 11 Julho 2011 @ 4:54 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: