perspectivas

Sexta-feira, 1 Julho 2011

A eutanásia e o progresso da opinião pública

Num postal anterior falei de Bernad de Mandeville, do utilitarismo e do “progresso da opinião pública”. Temos aqui um exemplo actual de como funciona o “progresso da opinião pública”:

Let disabled people choose death, says MSP Margo MacDonald

  • Primeiro, aparecem uns malucos a defender a eutanásia para todos, como foi, por exemplo, o caso de Jack Kevorkian;
  • Depois, aparecem uns “filósofos” e/ou académicos a defender as ideias de malucos como o Jack Kevorkian, embora dando-lhes um porte aceitável — por exemplo, Daniel Dennett, Richard Dawkins, Christopher Hitchens, Sam Harris, Julian Savulescu, Anthony Cashmore, e principalmente Peter Singer;
  • Por último, as ideias de Jack Kevorkian filtradas pelos académicos e/ou “filósofos” são perfilhadas por uma minoria política — como é o caso da deputada escocesa Margo MacDonald.

Quando a defesa da causa do maluco Kevorkian chega à esfera do poder legislativo, o trabalho do progresso da opinião pública já está em fase madura: agora, impõe-se a pressão política constante. Se a nova lei da eutanásia é chumbada hoje, torna-se a apresentá-la no parlamento, porventura com algumas alterações, amanhã. E se voltar a ser chumbada, volta-se a apresentar a lei. E assim sucessivamente, até que a lei passe.

Entretanto, enquanto a minoria política conduzida por Margo MacDonald pressiona constantemente o parlamento escocês para que a lei da eutanásia passe, os filósofos e académicos acima referidos continuam a fazer o seu “trabalho de sapa” de persuasão nos me®dia , em prol do “progresso da opinião pública”.

E quando os médicos passarem a matar os seus doentes de uma forma quase discricionária, a maioria da população ou vai estar de acordo, ou vai estar-se nas tintas, porque passou a pertencer a uma opinião pública progressista e esclarecida.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: