perspectivas

Domingo, 29 Maio 2011

O CDS/PP e a opinião pessoal de Paulo Portas

Filed under: A vida custa,Esta gente vota,Política — O. Braga @ 9:04 pm
Tags: ,

Quando queremos ter uma noção daquilo que defende um partido político, devemos em primeiro lugar ler os seus estatutos. Naturalmente que os estatutos valem o que valem; e o exemplo disso é a diástase existente entre os estatutos do Partido Social Democrata, por um lado, e a acção e programa políticos do actual partido de Passos Coelho, por outro lado; e aqui constatamos a evidência da importância do líder circunstancial de um partido político.

O CDS/PP é, que eu saiba, o único partido com assento parlamentar que tem inscrito nos seus estatutos a característica cristã da sua acção política, a ver:


Artigo 2º, § B) : Propor para a sociedade portuguesa um modelo assente nos valores éticos, sociais e democráticos do humanismo personalista de inspiração cristã;

Artigo 2º, § F) : Promover a formação cívica e o esclarecimento e doutrinação política dos cidadãos, difundindo o ideário democrata-cristão.


Portanto, quando aqui se fala no CDS/PP como sendo um “partido liberal” (no sentido da mistura da doutrina de Hayek e do Objectivismo de Ayn Rand, que é a noção actual de “liberalismo”), essa classificação não coincide com o conteúdo dos estatutos do CDS/PP.

Para se ver a diferença que existe entre um liberal e um conservador, aconselho a leitura deste texto.

Neste contexto, o conceito de “liberal-conservador (à Cameron)”, referido nesse postal, equivale ao conceito de um círculo quadrado; trata-se de mais uma originalidade inglesa, como foi original a Terceira Via de Tony Blair que apenas escondeu o seu marxismo fabiano dos olhos do povo.

“Liberal-conservador” é uma contradição nos seus próprios termos.

Porém, pode e deve-se perguntar: a opinião pessoal de Paulo Portas, acerca da realidade política, vincula o CDS/PP inteiro?

A resposta é não. Ponto final. Porque a partir do momento em que a opinião pessoal de Paulo Portas, acerca do que for, passe a ser a posição oficial do CDS/PP — então deixa de ser apenas a mera opinião pessoal de Paulo Portas.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: