perspectivas

Sábado, 21 Maio 2011

O novo tipo de analfabeto funcional

Acontece hoje um fenómeno novo de pessoas consideradas “cultas” já não terem acesso aos processos de pensamento fundamentais da nossa história de pensamento. E se alguém escapa à norma e tem uma mínima noção desses processos de pensamento através do estudo da história das ideias, corre sério risco de se tornar ininteligível e mesmo de ser ostracizado.

Porém, o pior acontece com aquelas raríssimas pessoas que se especializaram na história do pensamento europeu: a maioria delas raramente dá opinião pública, porque uma opinião avalizada pode significar até, para este tipo de pessoas, colocar a sua vida profissional — e mesmo a integridade física — em risco.

Hoje, vivemos na era dos chamados “técnicos”, que estudaram — por vezes de uma forma incipiente — uma ínfima parte da realidade empírica e convenceram-se, por doutrinação ideológica proveniente do nosso sistema de ensino, que a sua visão do mundo é a única legítima. Porém, como se sabe, o empirismo apenas fornece explicações empíricas. Na esmagadora maior parte dos casos, este tipo de gente tem uma enorme dificuldade de raciocínio lógico para além da área estrita que foi objecto dos seus estudos.

O novo tipo de analfabeto funcional é doutor e engenheiro; tem um alvará de inteligência lavrado pelo sistema de ensino politicamente correcto que pretende abolir tudo aquilo que diga respeito ao passado — incluindo a língua portuguesa e a história das ideias.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: