perspectivas

Domingo, 27 Fevereiro 2011

Pensar, filosoficamente

Filed under: filosofia — O. Braga @ 2:40 pm
Tags: ,

«Pensar, filosoficamente, é procurar a verdade de tudo quanto existe, na ordem do ser e do conhecer, à luz dos primeiros princípios e dos últimos fins.

Mais simplesmente: pensar metafisicamente é subir do particular ao geral, do acidental ao substancial, do plano das existências ao das essências. É o primado da razão sobre a sensibilidade, do discurso ôntico sobre o natural, o descritivo ou o literário.»

(Mestre Antero Simões, “O Deus e os Homens de Leonardo Coimbra”, pág. 75)


Esta definição do pensar filosófico, e portanto da própria filosofia, é quase perfeita; e é quase porque a perfeição não pertence aqui.

O pensar metafisicamente coincide, em parte, com o pensar cientificamente: neste caso, o pensar é também subir do particular ao geral; a lei científica não faz outra coisa. A ciência, conforme é comummente entendida, tem as suas raízes na metafísica.

A filosofia existe em função dos primeiros princípios e dos últimos fins. Não só os princípios, mas também os fins.

O pensar filosoficamente não é apenas um mero discurso descritivo ou literário; não é também e apenas um discurso naturalista. Ou seja, o pensar filosoficamente não inclui, em si mesmo, uma grande parte daquilo a que no século XIX e XX se convencionou chamar de filosofia.

5 comentários »

  1. Boa tarde. Acompanho o blog há algum tempo, gosto bastante das suas “prespectivas”…
    Quando leio um texto seu, percebo onde quer chegar e qual o sentido e direcção do seu pensamento. O meu problema é que tenho dificuldades em dialogar e argumentar as minhas posições com as pessoas com quem convivo, talvez por me faltarem bases filosoficas para tal. Dito isto, pedia-lhe que me indicasse uma obra indispensável para conseguir,de alguma forma, estruturar o meu pensamento.
    Muito obrigado
    Fábio

    Gostar

    Comentar por Fábio — Terça-feira, 1 Março 2011 @ 6:27 pm | Responder

    • Meu caro Fábio.

      Por aquilo que eu pude constatar, você domina razoavelmente a língua portuguesa, o que é já meio caminho andado.

      Por outro lado, parece-me que você tem uma inteligência intuitiva, na medida em que apreende intuitivamente as ideias embora não seja capaz de desenvolver um raciocínio a partir delas.

      Portanto, faltam-lhe as bases da História da Filosofia. Como começar ?

      Escolha um tema; por exemplo: A Lógica. A partir deste tema, comece a investigar tudo sobre a Lógica através da História da Filosofia — a começar pelos antigos gregos.

      Em alternativa, pode escolher como temas a ética, a estética, ou a metafísica.

      Vá por temas, e não por autores. Escolha um tema que lhe agrade mais e vá pesquisar para uma biblioteca.

      Gostar

      Comentar por O. Braga — Terça-feira, 1 Março 2011 @ 7:14 pm | Responder

  2. *perspectivas

    Gostar

    Comentar por Fábio — Terça-feira, 1 Março 2011 @ 6:29 pm | Responder

  3. Obrigado pela ajuda e obrigado pelo blogue.
    Felicidades

    Gostar

    Comentar por Fábio — Terça-feira, 1 Março 2011 @ 10:24 pm | Responder

  4. Encontrei este blog por acaso, mas acredito que a partir de então não o frequentarei por acaso. Gostei desta postagem e principalmente de seu comentário ao ajudar um de seus leitores. Busco sempre refletir sobre temas abordados por Filósofos, tanto da Antiguidade quanto modernos, seja empiristas ou racionalistas. Considero-me um ser curioso, uma criança que acaba de vir ao mundo, para quem tudo é novidade. Um ser que estranha,questiona-se. Porém, não sabe expressar tais estranhamentos. Recentemente tenho sentido demasiada necessidade de dialogar com alguém que esteja disposto a parar e pensar… Esquecer essas respostas prontas e “acabadas” que temos para tudo. Respostas essas, sem fundo filosofico nem “perspectiva”. Por isso, pergunto-lhe: -Posso sabatiná-lo sempre que tais dúvidas me corroerem?

    Gostar

    Comentar por Adrielly Silva (@AdriellyFdSilva) — Terça-feira, 26 Fevereiro 2013 @ 2:27 pm | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

AVISO: os comentários escritos segundo o AO serão corrigidos para português.